Cotidiano

Xi Jinping e Trump prometem discutir relações entre China e EUA

WASHINGTON ? Em uma conversa por telefone, o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram em se encontrar em breve para discutir as relações entre os dois países, segundo a imprensa estatal de Pequim. O líder chinês disse, segundo a “CCTV”, que as duas principais potências econômicas do mundo precisam de cooperação em muitos temas. Durante a sua campanha, o republicano prometeu impor uma taxa de importação de 45% aos produtos fabricados pelo gigante asiático.

De acordo com a CCTV, Xi e Trump prometeram permanecer em contato estreito, construir uma boa relação de trabalho e uma reunião em breve para trocar opiniões sobre temas de interesse mútuo e o desenvolvimento das relações bilaterais.

Nos últimos anos, o relacionamento entre Pequim e Washington se tornou mais tenso em termos econômicos e geopolíticos. As reivindicações de Pequim no Mar da China Meridional e de um arquipélago controlado pelo Japão provocaram confrontos verbais entre o país comunista e o governo do atual presidente americano, Barack Obama.

Durante a campanha eleitoral, marcada por escândalos e declarações ofensivas, a imprensa chinesa denunciou as falhas do sistema democrático americano, mas sem tomar partido por nenhum dos dois candidatos.

Os chineses observam com receio as medidas protecionistas anunciadas por Trump durante a campanha, que poderiam ter consequências nefastas para a economia do país.

Xi, em um telegrama de felicitações enviado a Trump na quarta-feira, afirmou estar impaciente para trabalhar com o presidente eleito sem confrontação e com base no princípio do respeito mútuo.