Cotidiano

Wild Beasts homenageia coletivo indiano de meninas skatistas em clipe

RIO ? Após escutar o mais recente single da banda Wild Beasts, “Alpha Female”, retirado de “Boy king”, quinto álbum do grupo britânico, a diretora Sasha Rainbow se inspirou em gravar um vídeoclipe onde o skate tem se popularizado entre as meninas ? e não é no mundo Ocidental.

“Em lugares como Afeganistão, Camboja e Índia, o skate não se consolidou como um esporte apenas masculino, o que causou um grande impacto cultural, ensinando valores sobre empoderamento através do esporte”, explicou Sasha. “Por causa do atual clima político no Ocidente, e pelas atitudes de intolerância e sexismo em todo o mundo, eu quis criar um vídeo para celebrar todos aqueles que assumem riscos para ser o que querem ser.”

Wild Beasts – Alpha Female

Assim, Sasha foi até a cidade de Bangalore, na Índia, para filmar as cenas de skate, que incluem a participação da primeira skatista profissional do país, Atita Verghese, e dois coletivos femininos dedicados ao esporte, a Girl Skate India e Holystoked Skate Crew.

A viagem foi tão impactante para a diretora, que ela pretende voltar ao país para gravar um documentário com as meninas. “Elas são inspiradoras”, disse ela. “Quero comemorar esse momento incrível na Índia e mostrar como uma mudança cultural massiva pode começar com apenas uma pessoa.”

Segundo o vocalista da banda, Hayden Thorpe, a letra da música é uma história sobre mostrar quem você é de verdade, e também uma forma de protesto, uma vez que acredita que é importante que cada se mostre ao mundo independente de sexo ou gênero.

“A Sasha me falou que na Índia, eles têm uma outra percepção do tempo”, contou Thorpe. “Parece que ele diminui enquanto você está se movendo, como quando você está andando de skate. Dessa forma, as meninas do clipe aparentam ter encontrado exatamente isso. Elas são rápidas, estão mais rápidas que o tempo, correndo na frente de sua geração.”