Cotidiano

WhatsApp suspende repasse ao Facebook de dados de usuários europeus

2016 951863568-201611160203480220_AP.jpg_20161116.jpg

RIO – O WhatsApp suspendeu temporariamente a entrega de informes sobre usuários na Europa a sua empresa matriz Facebook para orientar a publicidade, em resposta às preocupações sobre a privacidade, anunciou na terça-feira uma fonte próxima ao caso.

As conversas com funcionários do Executivo europeu nos últimos meses levaram a rede social a decidir aproveitar apenas os dados dos usuários do WhatsApp para a meta de combater o spam, afirmou a mesma fonte.

A medida foi descrita como um esforço para dar aos reguladores europeus tempo para compartilhar suas preocupações sobre a privacidade e ao Facebook para considerar maneiras de abordar a questão.

As autoridades de proteção de dados na Alemanha mencionaram em setembro suas preocupações com a privacidade ao impedir o Facebook de coletar os dados de usuários do WhatsApp.

? Deve ser uma decisão [dos usuários] se desejam conectar sua conta com o Facebook ? disse o comissário de Proteção de Dados e Liberdade de Informação de Hamburgo, Johannes Caspar, na ocasião. ? O Facebook tem que solicitar sua autorização de maneira antecipada.

O aplicativo WhatsApp anunciou em agosto que começaria a compartilhar dados com o Facebook, em uma tentativa de melhorar a publicidade direcionada e para combater o spam na plataforma.

Os usuários do aplicativo de mensagens receberam a oportunidade de optar por bloquear o envio de informações ao Facebook por meio das configurações do do WhatsApp nos smartphones.

O grupo europeu de proteção de dados G29 expressou formalmente suas preocupações no fim de outubro.