Cotidiano

WhatsApp ganha funções similares às do Snapchat

SÃO FRANCISCO – Mais um aplicativo do Facebook está ganhando funções que imitam às do Snapchat. Agora a empresa de Mark Zuckerberg está acrescentando ao WhatsApp um sistema que vai permitir tirar fotos ou fazer vídeos e enviá-los diretamente a contatos ou adicioná-los a uma espécie de timeline, como no caso das Stories do Snapchat.

Este é o exemplo mais recente de um aplicativo do Facebook adotando ferramentas popularizadas pelo rival mais novo, que pertence à Snap Inc. No caso do Instagram, sua versão das Stories, lançada em agosto de 2016, já tem 150 milhões de adeptos.

A versão das Stories para o WhatsApp está sendo liberada na mesma semana em que a Snap começa seu road show para promover suas ações antes da oferta inicial pública dos papéis que acontecerá em março. A novidade será testada primeira na Holanda, na França e em alguns outros países antes do lançamento global.

Contudo, o WhatsApp não vê essa nova função como uma ameaça a outras redes sociais. A forma do Snapchat enviar fotos e vídeos ?é um formato que está sendo estabelecido e mudado e melhorado por muitas pessoas?, afirma Randall Sarafa, um gestor de produto do app de troca de mensagens em uma entrevista:

? Estamos trazendo este formato para o WhatsApp e dando a ele um pouco do toque do WhatsApp que conhecemos, no tocante à confiabilidade, segurança, e compartilhamento pessoal.

No WhatsApp, o número de fotos enviadas diariamente dobrou ano a ano, alcançando a marca de 3,3 bilhões, segundo a companhia ? além de 760 milhões de vídeos e 80 milhões de GIFs a cada dia. Era hora de atualizar o produto para refletir a forma como as pessoas estão usando o aplicativo, disse Sarafa. O WhatsApp começou como um aplicativo para compartilhamento de status, antes de evoluir para uma plataforma de troca de mensagens.