Cotidiano

?Washington Post? lança novo lema: ?Democracia morre nas trevas?

Washington Post Motto (2)

WASHINGTON ? Com os dizeres ?Democracia morre nas trevas?, o jornal americano ?Washington Post? lançou seu novo lema, em uma aparente resposta à batalha que o presidente Donald Trump trava contra a imprensa americana. A frase apareceu, nesta quarta-feira, embaixo do nome do jornal em sua página na internet. Na edição impressa publicada hoje, no entanto, o lema não aparece no mesmo lugar. Donald Trump

Na semana passada, Trump acusou os serviços de Inteligência de fornecer ilegalmente informações falsas à imprensa americana, inclusive ao “Post”. As declarações no Twitter vieram após outro grande jornal americano, o “New York Times”, ter relatado que a equipe de campanha do republicano conversou repetidamente por telefone com autoridades russas no ano anterior às eleições.

“Informações estão sendo ilegalmente dadas aos fracassados ‘New York Times’ e ‘Washington Post’ pela comunidade da Inteligência (NSA e FBI?). Assim como pela Rússia”, escreveu Trump, em referência à Agência de Segurança Nacional e à polícia federal americana.

O presidente trava uma árdua batalha contra a imprensa, a quem chama publicamente ? no palanque ou nos seus tuítes ? de desonesta, mentirosa e manipuladora. Em uma pesquisa da rede americana ?Fox News? deste mês, 45% das pessoas disseram que confiam mais no governo do republicano do que nos veículos de comunicação. Enquanto isso, 42% disseram que preferem confiar na mídia.

O novo slogan foi dito pelo fundador e CEO do site Amazon, Jeff Bezos, durante uma entrevista, no ano passado, em que justificava o porquê de ter comprado o jornal em 2013.

? Penso bastante que nós acreditamos que, se a democracia morre nas trevas, algumas instituições tem um papel importante em fazer com que haja luz. E acho que o ?Washington Post? tem um espaço, um importante espaço, para fazer isso, porque estão localizados exatamente na capital dos Estados Unidos da América ? disse Bezos.

Porta-voz do veículo de notícias, Kris Coratti disse, por e-mail, que o a edição impressa do jornal começou a usar o novo slogan na semana passada, com o lançamento do novo canal de ?Post? na rede social Snapchat.

?Isso é, na verdade, algo que falamos internamente há algum tempo sobre a nossa missão. Nós pensamos que seria um posicionamento bom e conciso sobre quem nós somos para os leitores que nos procuraram, pela primeira vez, no ano passado?, escreveu Coratti.