Cotidiano

Washington é o primeiro estado a processar governo por vetos migratórios

SEATTLE – O governador de Washington, na Costa Oeste americana, anunciou na segunda-feira que seu estado está lançando um processo contra a ordem executiva de proibição de entradas a refugiados e a cidadãos de sete países de maioria muçulmana pelo presidente Donald Trump. O estado se torna assim o primeiro a fazê-lo, após 16 procuradores-gerais estaduais defenderem ações legais contra o governo pela medida.

? O sistema judicial é hábil em proteger a Constituição. O presidente Trump pode ter seus fatos alternativos, mas fatos alternativos não funcionam em uma sala de audiências ? criticou o governador Jay Inslee, anunciando o processo com o procurador-geral do estado, Bob Ferguson, em uma conferência de imprensa mostrada no Facebook ao vivo. ? Esta é a esperança real de que este ultraje não resista. Já vimos o presidente recuar sobre a questão dos detentores de green cards. Isso não acabou, as pessoas precisam ter esperança.

Democrata, Inslee observou que, desde os atentados de 11 de setembro de 2001, houve 700.000 refugiados admitidos nos Estados Unidos, mas nenhum crime fatal por um refugiado de qualquer um dos sete países de maioria muçulmana citados.

? Isso é um fato. E os fatos tendem a se tornar um pouco relevantes em uma sala de audiências, mesmo se eles não são na realidade da TV ? afirmou. ? A proibição de imigrantes com base em seu país de cidadania vai contra determinações estatais para parar a discriminação com base no local de nascimento ou nacionalidade.

As gigantes tecnológicas Amazon e Expedia, sediadas no estado no extremo Noroeste, darão apoio, revelou Inslee.

? Os poderes não podem ser sem limite. Estamos confiantes de que nosso processo expõe esses limites e deixa claro que ele está agindo além desses limites.

Technology companies Amazon.com Inc and Expedia Inc , both of which are based in Washington, will support the suit, Ferguson told reporters on a conference call.