Cotidiano

Wanda Group inaugura parque na China para competir com a Disney

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NANCHANG, China – O conglomerado chinês Dalian Wanda Group inaugurou neste sábado o complexto de entretenimento “Wanda City”, que pretende ser o principal concorrente do investimento do novo e maior resort e parque de diversão da Disney que, com custo de US$ 5,5 bilhões, deve entrar em operação em Xangai no próximo mês. Esta semana, o presidente do grupo Wang Jianlin declarou que a Disney não deveria ter ido à China e prometeu impedir os lucros da companhia no país asiático.

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Os executivos da Wanda investiram US$ 3,35 bilhões para construir o ?Wanda City? na cidade de Nanchang. A empresa considera o projeto como um representante da cultura chinesa do entretenimento diante da ?invasão? de influências estrangeiras. Com 2 quilômetros quadrados, o complexo chinês inclui um parque temático de US$ 800 milhões, um shopping center com cinemas, restaurantes, hotéis e um parque aquático.

Na cerimônia de abertura do local neste sábado, Jianlin ? o homem mais rico da China ? não fez menção à concorrente Disney, mas afirmou que o povo chinês ?bajulava? importações ocidentais.

? A cultura chinesa conduziu o mundo por 2 mil ano, mas nos últimos 300 anos, devido a nosso atraso de desenvolvimento e a invasão de culturas estrangeiras, nós perdemos mais ou menos a confiança em nossa própria cultura ? declarou Jianlin. ? Queremos ser um modelo para empresas chinesas privadas, e queremos estabelecer uma marca para companhias chinesas.

No início deste mês, o executivo disse em entrevista à televisão estatal chinesa que a incursão da Disney na China cairia diante de preços mais competitivos do seu grupo, e alertou que o “frenesi de Mickey Mouse e Pato Donald e a era de segui-los cegamente já passou”.

O bilionário deixou clara sua intenção de competir com a Disney. Depois de Nanchang, ele pretende construir outros seis parques no país nos próximos três anos e chegar a 15 antes de 2020.

? Queremos atuar de maneira que a Disney não possa ser rentável neste setor (de parques temáticos) na China em 10 ou 20 anos ? indicou.

DISNEY EM WANDA CITY

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Apesar da disputa, os turistas que chegaram ao Wanda City se depararam também com a presença da Disney. Aqueles que não quiseram pagar 198 yuans (cerca de US$ 30) e foram ao shopping center foram recebidos por uma funcionária fantasiada de Branca de Neve, assim como storm troopers, personagens da franquia Star Wars, da companhia americana. A loja da marca Uniqlo oferecia aos clientes pilhas de camisetas do Mickey Mouse por US$ 12.

Em resposta a isso, o Dalian Wanda Group afirmou em comunicado que a companhia ?não controla ações promocionais dos varejistas.

O grupo tem investido no setor de entretenimento como alternativa ao enfraquecido mercado imobiliário chinês. No início deste ano, o Dalian Wanda Group pagou US$ 3,5 bilhões pelo estúdio Legendary Entertainment, responsável pela franquia Batman, como parte de sua estratégia de ampliar a participação internacional. Em 2012, o conglomerado adquiriu a cadeia de cinema americana AMC Theaters por US$ 2,5 bilhões.