Política

Walter pede exoneração

Antes do prazo final de desincompatibilização – no sábado, Walter Parcianello pediu exoneração da Secretaria de Cultura e Esportes de Cascavel para ficar a disposição do PMDB – sigla que pretende se lançar candidato a deputado estadual. Ele é o segundo a deixar a administração de Leonaldo Paranhos (PSC) para apostar nas eleições deste ano.

O primeiro foi Jorge Lange, vice-prefeito e ex-secretário de Obras, agora pré-candidato a deputado estadual pelo PSD. “Pedi a exoneração devido uma convocação da Executiva Nacional para que tivéssemos candidatos nas 20 maiores cidades do Paraná. Ficarei a disposição do PMDB. A decisão teve o apoio do prefeito Paranhos, mas ainda preciso me reunir com ele para repassar o andamento da pasta”, diz Parcianello.

Terminou também no sábado o período para troca de partidos para quem pretende disputar uma vaga como presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e senador. Com esse troca-troca político e a saída de alguns nomes de cargos públicos, a política estadual toma um pouco mais de definição – embora segunda-feira muitos partidos estejam reunidos para definir quem mesmo disputará esse pleito. É o caso de Walter que seguiu a uma recomendação do PMDB Nacional para que seja lançado o maior número possível de candidatos nos estados afim de garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

Aliança política

Uma aliança entre PMDB começa a tomar corpo: Osmar Dias (PDT) passaria a ter apoio do partido e em troca Roberto Requião abriria mão da candidatura ao governo do Estado. Requião tentaria a reeleição ao Senado. Osmar – irmão de Alvaro Dias (PV) teve aval do PDT Nacional para apoiar o irmão que é pré-candidato a Presidência da República. Ainda falta definir quem seria o vice do candidato ao governo do Paraná. “Aguardaremos semana que vem se esse quadro vai se confirmar. Se Osmar mudar isso até a convenção, Requião será candidato ao governo pelo PMDB”, diz Parcianello.

Reformas e obras

Foram três meses de Parcianello a frente do Esporte e Cultura de Cascavel. No balanço administrativo, ele destaca a reforma do Ginásio da Neva – em andamento; a licitação para reforma do Ginásio Sérgio Mauro Festugatto; a licitação da pista de atletismo, que englobará instalação de vestiários e adequação da iluminação e a instalação do Complexo Esportivo na zona norte – com reforma da piscina térmica, novos campos, pista de caminhada e brinquedos as crianças.