Esportes

Wallace pede para sair do Flamengo e deixa concentração do time

wallace_flamengo.jpgO zagueiro Wallace, que até recentemente era capitão do time do Flamengo, deixou a concentração em Juiz de Fora na noite desta sexta-feira e não jogará mais pelo clube. O Flamengo informou em nota que o jogador comunicou sua decisão após o jantar e retornou para o Rio de Janeiro. Neste sábado, às 16h, o time estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Sport, em Juiz de Fora.

Wallace tinha contrato até 2018, mas vinha sendo alvo de críticas da torcida. Recentemente, antes da partida contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, ele pediu para deixar de ser capitão, função que foi assumida pelo companheiro de zaga, Juan.

– O atleta nos comunicou que não poderia jogar logo após o jantar, alegando ter uma proposta de outro clube. O Flamengo não recebeu qualquer proposta. Ele já havia passado adiante a braçadeira e talvez estivesse se sentindo pressionado pelas críticas que vinha recebendo – disse o vice-presidente de futebol do clube, Flavio Godinho.

Em nota para um blog do site Globoesporte.com, Wallace explica que pediu para ser emprestado para outro clube, que não cita o nome. Há informações de que seria o Grêmio. O jogador alega ter carinho pelo Flamengo, mas ressalta que a relação com a torcida “anda conturbada”. Veja trecho da nota enviada por Wallace: “Obviamente que a pressão sobre mim e minha família está em um nível insuportável, expondo pessoas que amo a situações indesejáveis em enorme sequência e tudo isso me faz ter a certeza de que o melhor para ambos é que cada um siga seu melhor caminho. Justamente por isso, pedi para que emprestassem sem custo a um grande clube do futebol brasileiro (que não precisa ser citado aqui, já que não é parte nessa relação). Para que eu não exponha mais meus colegas de time cada vez que entro em campo e também para que consiga proteger as pessoas que me cercam.”

O jogador chega a pedir desculpas por ter dado a entender que não jogaria mais no Flamengo e contou que só voltou para o Rio de Janeiro para atender a um pedido da diretoria. “Se dei a entender que não jogaria mais no Flamengo, eu me expressei mal e peço desculpas! Só pedi para que me emprestassem sem custo e com valor de transferência fixado a um grande clube do futebol brasileiro com meus salários sendo pagos pela outra agremiação, gerando assim também economia ao Flamengo”, explicou (veja a íntegra da nota).

ZAGUEIRO DA BASE É CHAMADO

O técnico Muricy Ramalho chamou para completar o elenco o zagueiro Rafael Dumas, de 21 anos, que é da base e foi promovido no fim do ano ao elenco principal. Na posição o técnico conta também, para a partida contra o Sport, com o experiente Juan e o novato Léo Duarte, de 19 anos, campeão da Copa São Pualo de juinores em janeiro e logo depois integrado ao elenco profissional. O Flamengo tem estado à procura de zagueiros, mas encontra dificuldade no mercado.

Wallace foi um dos jogadores mais criticados pelos torcedores na derrota para o Vasco por 2 a 0, em Manaus, no último domingo de abril, que custou a eliminação do time no Campeonato Carioca. Além do gol contra, caiu sobre ele a carga da polêmica entrada em campo do time. O zagueiro fincou uma bandeira do clube no meio de campo depois de todos os jogadores entrarem correndo no gramado e abandonarem as crianças que esperavam por eles.

DESEJO ERA SE APOSENTAR NO FLA

Desde 2013 no Flamengo, Wallace se tornou capitão no início do ano passado, depois da saída de Léo Moura. Ele já usava a braçadeira quando o lateral não estava em campo. O zagueiro demonstrava ter muita identificação com o clube. Na época em que era querido pela torcida, chegou a dizer que pretendia encerrar a carreira no clube.

– Não estipulo número de jogos. Quando vim para o Flamengo, minha ideia era encerrar a carreira aqui, e continuo com essa ideia. Não tenho intenção de sair do Flamengo, a não ser que aconteça algo extraordinário. Mas não é discurso vazio, falo de coração. Gosto da cidade, sou flamenguista de infância, encontrei pessoas que me abraçaram aqui. Estou com 27 anos, e hoje minha cabeça está voltada para encerrar a carreira aos 33 ou 34 anos aqui no Flamengo – disse Wallace, na ocasião.