Cotidiano

Waldir Maranhão cobra dinheiro do PP e diz ser perseguido na legenda

waldir-maranhãoBRASÍLIA – O vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), voltou a polemizar com a direção nacional de seu partido e acusa a presidência da legenda de negar-lhe recursos do Fundo Partidário para distribuir em campanhas municipais de seus aliados no estado. Maranhão diz que é perseguido por seu partido por ter votado contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff na Câmara. Ele contrariou a decisão tomada pelo partido de se posicionar contra Dilma. Waldir Maranhão acredita que está sendo vítima de retaliação. ?No dia da votação, votei contra o impedimento por convicções pessoais e políticas, respeitando a vontade de minha base eleitoral” – diz Maranhão, em nota de sua assessoria.

O parlamentar tem um comportamento polêmico na Câmara. Já foi aliado do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ), assinando decisões que favoreceram o peemedebista e ajudaram a protelar o trâmite do processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética. E logo depois da votação do impeachment na Câmara, quando assumiu interinamente a presidência, após afastamento de Cunha, atendeu a um recurso de aliados de Dilma e suspendeu o resultado da votação pró-impeachment. A decisão durou poucas horas e o próprio Maranhão recuou após pressões.

O PP, que o afastou da direção do partido no Maranhão, abriu processo interno para expulsá-lo da legenda. “Esta retaliação, que já me retirou a direção do Diretório Estadual do Partido Progressista, tem de ter um fim. Ninguém pode ser punido por sua ideologia e principalmente pela configuração política nos estados que, em diversas unidades da federação divergem da orientação nacional do partido?.

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), classificou a atitude de Maranhão como “absurda” e disse que o partido levará em conta a situação de casa estado. Segundo ele, Waldir Maranhão é deputado e não candidato a prefeito ou vereador e se quiser influenciar nas decisões do partido, o deputado preciso primeiro respeitar as decisões partidárias.

– Não temos eleição de deputado, mas de vereadores e prefeitos. Deputado nenhum recebe doação. Ele (Maranhão) tem tomado atitudes contra a maioria esmagadora do partido e quer influir na divisão dos recursos do partido? Para influir tem que primeiro respeitar as decisões partidárias. Talvez aí possa ser ouvido – reagiu Ciro Nogueira.

O Fundo Partidário é um recurso público destinado aos partidos para bancar os mais variados tipos de despesas. O repasse para os diretórios estaduais e municipais é uma delas. O dinheiro do fundo é usado também em campanhas eleitorais. E este ano, com a proibição de doações empresariais, o dinheiro do fundo se transformou em importante receita para os candidatos. Maranhão disse na nota que a falta do dinheiro atrapalha candidaturas de seus aliados. Maranhão disse que tentou registrar pessoalmente sua queixa no partido e houve recusa. Ele diz que, então, optou enviar por carta registrada.