Esportes

Wagner Domingos vai à final no lançamento de martelo

Logo após vencer a sua qualificatória em primeiro lugar no lançamento de martelo, o pernambucano Wagner Domingos disse, com uma fala muito tranquila e pausada, que precisava esperar o resultado da outra bateria para falar sobre a sua presença na final da prova, que será na sexta-feira, às 21h05m.

– Quero continuar com os pés no chão. Meu objetivo de ir à final olímpica. Só falo sobre isso depois que tiver meu nome lá. Estou feliz com o resultado que fiz, mas acho que poderia ter ido melhor – confessou o atleta.

Wagner, que é mais conhecido como Montanha, lançou 74,17m, que foi a melhor marca do seu grupo, e conseguiu avançar para a final da prova com a nona melhor marca (os 12 melhores se classificam). Com o primeiro objetivo alcançado, ele não gosta de falar de pódio

– A partir desse primeiro objetivo alcançado, vou buscar uma posição boa. Não vou dizer que vou em busca de medalha, mas vou tentar chegar entre os oito, seis melhores.

Na final, Wagner planeja lançar entre 76m e 77m. Segundo ele, 78,63m, que é a sua melhor marca pessoal que o deixou como o quarto melhor do ano, deve ser o suficiente para ir ao pódio, mas não sabe dizer “qual a cor da medalha” que essa marca alcançaria.

Por ser o quarto melhor do ano na prova, as comparações entre Wagner e Thiago Braz, campeão olímpico no salto com vara, são inevitáveis. Thiago também chegou como um rosto pouco conhecido dos brasileiros e, com a ajuda da torcida, superou o francês Renaud Lavillenie, que foi campeão em Londres-2010, para faturar o ouro estabelecendo o recorde olímpico (6,03m).

Wagner, entretanto, não gosta de comparações com Thiago apesar de se inspirar em sua história.

– O Thiago vem fazendo bons resultados desde jovem, está na segunda olimpíada dele. O meu caso é diferente, não tenho essa bagagem ou sucesso no esporte quando mais novo – disse Wagner, que não quer que o público vaie seus adversários. – Não vou achar legal se vaiar. Precisamos de muita concentração no nosso esporte, mas entendo que o brasileiro é emotivo demais e sei que isso pode acontecer.