Cotidiano

"Vou repetir como mantra que processo contra o Cunha é assunto do Legislativo", diz Geddel

2016 914118387-2016 913587428-201606021850420308.jpg_20160602.jpg_20160605.jpg

BRASÍLIA – O ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) afirmou nesta terça-feira que o Palácio do Planalto não está preocupado com o processo de cassação contra o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Após reunião com os líderes da base aliada para definir os projetos que serão votados esta semana, o ministro disse que a sessão no Conselho de Ética que decidirá se cassa ou não Cunha “é um assunto do Legislativo”.

? O governo não acha nada. Isso é assunto do Legislativo. Você pode insistir que vou repetir como um mantra que é assunto do Legislativo ? disse Geddel ao GLOBO.

Cunha

Para evitar qualquer envolvimento no assunto, o presidente interino Michel Temer orientou os ministros e auxiliares diretos a não falar nada sobre o assunto.

Na semana passada, reuniões entre integrantes do PRB e ministros do núcleo político levantaram suspeitas sobre uma eventual ajuda de Temer a Cunha. O presidente reagiu dizendo que seu governo não é “ação entre amigos”.

Desde então, o Planalto tem evitado reuniões com integrantes do PRB, partido da deputada Tia Eron (BA), a única a não declarar ainda o seu voto no Conselho de Ética.

Na reunião de líderes, ficou decidido que será votado nesta terça-feira projeto que estabelece critérios técnicos para nomeações nas estatais. Ainda não há consenso sobre o projeto que muda as regras dos fundos de pensão.

? Há uma proposta que foi aquela aprovada na CPI dos Fundos de Pensão. É uma proposta com paridade 3 e 3. Há uma sugestão do governo, não é posição fechada, que seja 2-2-2. É exatamente essa questão que o relator Marcus Pestana (PSDB-MG), o relator da CPI dos Fundos, Sérgio Souza (PMDB-PR) e o presidente da comissão, deputado Efraim Filho (DEM-PB), vão se reunir hoje à tarde para definir o entendimento com o governo ? disse o deputado André Moura (PSC-SE), líder do governo na Câmara.

Após a reunião, Moura disse o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), não irá presidir a sessão desta terça-feira.

? O Maranhão seria uma obstrução ? declarou o líder do governo.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira