Cotidiano

Voto útil também divide centro-direita nas eleições do Rio

montagem.jpgRIO ? Se Marcelo Freixo (PSOL), Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (Rede) disputam o voto útil da esquerda carioca, Pedro Paulo (PMDB), Carlos Osorio (PSDB), Indio da Costa (PSD) e Flavio Bolsonaro (PSC) dividem o eleitorado de centro-direita. Na avaliação de especialistas ouvidos pelo GLOBO, conforme o dia da votação se aproxima, os eleitores de cada lado dessa disputa poderão mudar de escolha para emplacar o candidato de sua ideologia que esteja mais perto de chegar ao segundo turno, junto com Marcelo Crivella (PRB), líder nas pesquisas.

A tendência, segundo os analistas, é que, na busca pelos votos, haja um maior acirramento dos ataques.

O cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio, destaca, no entanto, que as brigas podem ter o efeito contrário. Para Ismael, Indio usou uma estratégia equivocada no último debate, a TV Record, no domingo, ao tomar para si o protagonismo dos ataques ao Pedro Paulo, o que pode ter favorecido o avanço de Osorio na última pesquisa do Datafolha.

? Me parece que a estratégia do Indio não está sendo muito bem pensada. Ninguém vota em quem está atacando. Pode ser que, na reta final, eleitores do Osorio, do Indio e do próprio Bolsonaro possam votar no Pedro Paulo para levá-lo ao segundo turno, porque eles querem afastar o Freixo da disputa com Crivella. Mas se Osorio chegar na última rodada mais perto, pode haver uma ultrapassagem, porque os eleitores deles são iguais. Por enquanto, a diferença entre eles é grande. Não sei o Osório tem fôlego para crescer mais ? comentou ele.

O cientista político Felipe Borba, da UniRio, concorda que, apesar das diferenças marcantes, o voto útil da centro-direita poderá ser um voto ?contra o Freixo?, mais bem colocado entre os candidatos da esquerda.

? O Pedro Paulo tem uma base mais popular, inversa dos candidatos de direita. Fica a dúvida se vai haver migração em torno dele, mas é o candidato que se mostra mais competitivo. Pela lógica do voto estratégico, tem mais chances de receber esses eleitores. Seria um voto contra o Freixo.