Cotidiano

Votação da reforma política no Senado é adiada para depois do 2º turno

2016 943169275-201610041810510888.jpg_20161004.jpgBRASÍLIA – Em reunião com líderes da Câmara e do Senado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), adiou para o dia 08 de novembro, depois do segundo turno das eleições municipais, a votação no Senado da primeira fase da PEC da reforma política, de autoria dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Nesta quarta-feira, haverá uma reunião com líderes e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tentar um acordo sobre os pontos de consenso para que a PEC não seja aprovada no Senado e engavetada naquela Casa.

A ideia é votar primeiro os dois pontos principais: cláusulas de barreira e fim de coligações proporcionais. Todos esses dois pontos têm resistência na Câmara, já que atingem em cheio os chamados nanicos. Por causa do segundo turno, em outubro só haverá sessões deliberativas nessa semana e nos dias 18 a 20.

? Nada ficou mais claro nessa eleição que a inviabilidade de continuar essa fragmentação partidária, com mais de 30 legendas, muitas sem qualquer conexão com a sociedade. O Brasil não tem 35 linhas de pensamento que justifiquem esse número pornográfico de partidos com acesso aos recursos do fundo partidário ? disse Aécio Neves, após a reunião com Renan.

Ao defender o adiamento, Renan disse que de nada adianta aprovar a PEC no Senado, sem consenso com a Câmara, onde pode ser barrada.

? Estamos pautando para o dia 08 de novembro para que a votação da reforma política não repercuta no segundo turno da eleição. Vamos debater e ver os pontos de consenso ? disse Renan.