Cotidiano

Voos são cancelados após raio atingir avião

O voo que partiria de Curitiba às 17h24 de domingo (11), com destino a Cascavel foi cancelado pela Azul Linhas Aéreas após um raio atingir a aeronave que estava em solo, já que no momento chovia muito na capital do Estado. Este mesmo avião faria em seguida mais uma decolagem, partindo de Cascavel até Curitiba e depois, mais uma vez, o trecho Curitiba-Cascavel. Todos estes voos foram cancelados pela companhia por alegar aos passageiros que a descarga havia interferido no funcionamento do avião.

Os passageiros permaneceram mais de quatro horas no aeroporto Afonso Pena sem nenhuma informação. As primeiras explicações surgiram com quase duas horas de espera, conforme relatou uma das passageiras. Primeiramente, a empresa informou que a aeronave passava por manutenção e que às 18h os embarques seriam realizados, realocando dez pessoas, preferencialmente idosos, pessoas com deficiência e com crianças, a um voo da empresa Gol, às 21h de domingo. “Até aí ninguém havia dito que o voo seria cancelado”, conta a passageira. Os usuários relataram que poucas informações foram repassadas no local. Alguns até disseram que esta não foi a primeira vez a terem problemas com a empresa. 

Somente às 20h, após muita pressão e espera dos passageiros, é que a Azul emitiu parecer oficial sobre o cancelamento do voo a Cascavel e também ao que retornaria a Curitiba. Perto da meia-noite parte dos passageiros embarcou em um voo da Gol, seguindo até Foz do Iguaçu e posteriormente de ônibus a Cascavel. Os demais foram encaminhados a hotéis, retornando apenas às 9h de ontem a Cascavel.

Nota oficial

Em nota, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que cancelou os voos 5712 (Curitiba/Cascavel) e 5715 (Cascavel/Curitiba) do dia 11/12, devido a uma manutenção não programada. “A aeronave que faria os trajetos foi atingida por um raio durante o percurso anterior (voo 5713, Cascavel/Curitiba) e precisou ser inspecionada imediatamente após o pouso”. A companhia ressalta que não houve risco aos clientes e tripulantes que estavam a bordo e que prestou toda assistência necessária, de acordo com a Resolução 141 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Os clientes dos voos cancelados foram reacomodados em outras operações da companhia. “A Azul lamenta o ocorrido e reforça que medidas como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações”, finalizou.