Cotidiano

Voo para Nova York tem problemas e passageiros fazem ceia dentro de avião em Manaus

BRASÍLIA O ano de 2017 não começou como o planejado para cerca de 300 passageiros do voo 914 da America Airlines que deveria ter deixado o Rio rumo a Nova York às 23 horas da última sexta-feira (30/12). Os planos de um reveillon nos Estados Unidos acabaram frustrados e os passageiros acabaram fazendo a ceia dentro de um avião em Manaus. Pior, foram desembarcados depois, não receberam as malas e somente nesta segunda-feira deverão conseguir completar a viagem, segundo a previsão feita pela companhia aérea aos passageiros.

Os transtornos começaram quando todos já estavam embarcados na noite de sexta-feira. Eles tiveram que deixar a aeronave devido a um problema técnico. O avião só decolou o Aeroporto do Galeão no dia seguinte, sábado, às 13h.

Ao sobrevoar Roraima, porém, depois de quatro horas de voo, uma passageira sentiu-se mal e o piloto decidiu retornar com a aeronave para Manaus (AM). Ela foi retirada por médicos, mas exigiu que devolvessem sua bagagem. Esse procedimento teria durado quase quatro horas, segundo relatos de passageiros e a ceia de Ano Novo teria sido servido na aeronave. O voo acabou suspenso em seguida, pois os tripulantes já teriam estourado a carga horária máxima permitida.

Segundo os relatos, um dos tripulantes teria dado duas opções aos passageiros: ou seguiam para Porto Rico ou retornariam ao Rio, até passar o Revèillon. A decisão da American Airlines foi levar todos para o Ceasar Business, em Manaus, onde estão até agora. A previsão da companhia aérea é decolar para Nova York somente amanhã, segunda-feira.

A grande maioria dos passageiros é de brasileiros, mas há chineses e israelenses no voo. As bagagens não foram entregues aos viajantes e há casos de pessoas que teriam remédio controlado entre seus pertences e não conseguiram acessá-los. Entre os brasileiros, estão o casal de atores Danielle Winits e seu marido André Gonçalves. Quatro integrantes do grupo de música Revelação também estavam no voo e a banda acabou fazendo um show em Nova Jersey sem alguns de seus integrantes.

O engenheiro Elias Maleh e sua esposa, Sheila Maleh, iriam passar o Revèillon com a filha, que vive em Nova York.

? O que está acontecendo é o caos. Há muitas pessoas idosas, que dependem de medicação, e a bagagem retida no avião. Estamos aqui largados, e ninguém aparece para dar uma satisfação. O mínimo de informações que temos chegam pelos emails ? disse Elias ao GLOBO.

O GLOBO entrou em contato com a American Airlines e aguarda resposta.