Cotidiano

Voluntários que resgatam sorrisos

O Projeto Caminho Novo tem uma missão muito bonita e em dois anos já resgatou o sorriso de quase mil pessoas. O pequeno consultório odontológico está instalado na Rua Suécia, no Bairro Cascavel Velho, em Cascavel. Os atendimentos gratuitos são prestados por três profissionais da área.

O dentista Clayton Kaminski de Lima compartilha a satisfação de poder contribuir com o projeto: “Já atendi casos de pacientes com problemas graves, com poucos dentes, e ver a alegria deles quando um tratamento é finalizado é algo que sempre me emociona”.

Uma das pacientes, Maria Aparecida dos Santos expressa no sorriso a gratidão por ter sido tão bem atendida. “É um trabalho maravilhoso e com resultado perfeito. Meu filho também conseguiu tratamento e só temos a agradecer, pois realmente não teríamos condições para pagar”, conta.

Público-alvo

O projeto é realizado em parceria com o Mevam (Ministério Evangelístico Vinde Amados Meus), que tem extensão no Bairro Cascavel Velho no mesmo terreno onde o consultório odontológico foi instalado. “O trabalho é voltado principalmente para moradores de rua e pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar pelo tratamento, ou aguardar pelo serviço no SUS [Sistema Público de Saúde]”, explica o dentista Clayton Kaminski de Lima.

Segundo ele, após atender toda a demanda do bairro, houve possibilidade de que pacientes de regiões vizinhas também pudessem passar pelo tratamento de saúde bucal. “Conseguimos realizar atendimentos básicos, como limpeza e restaurações, mas também fazemos cirurgias do siso”, explica.

Com ajuda de alguns parceiros, os dentistas conseguiram um aparelho de raio-X, além de moldar dentaduras e ponte móvel.

Como funciona?

As consultas são realizadas às segundas e às sextas-feiras e também aos sábados, das 8h ao meio-dia. Por mês, são atendidos cerca de 50 pacientes. A triagem é feita pelos próprios profissionais. Mais informações pelo telefone (45) 99803-2379, Clayton de Lima.

 

Dentistas em 85% das unidades

Serviços odontológicos são ofertados pela Prefeitura de Cascavel em 36 das 42 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) do Município.

Para o atendimento à população, uma equipe é formada por 108 dentistas, 57 auxiliares e 28 técnicas em saúde bucal.

A prefeitura garante que, com essa estrutura, não há demanda reprimida de pacientes para as consultas odontológicas. “Os atendimentos são agendados conforme a demanda apresentada, respeitando os grupos prioritários. As unidades que não oferecem o atendimento odontológico possuem unidade de referência para acolhimento e atendimento dos pacientes”, informa, em nota.

A Divisão de Saúde Bucal está sempre em busca de melhorias e expansão dos serviços nessa área: “Há constante articulação e organização para a inserção de novos profissionais odontólogos no quadro de servidores, assim como a renovação dos equipamentos que compõem o serviço para garantir uma ampliação da estrutura e qualidade do serviço prestado à população”.