Educação

Voluntários poderão atuar na vacinação contra a Covid e Influenza e capacitação da Unipar explorou técnicas de aplicação dos dois imunobiológicos

Curso de Enfermagem capacita cirurgiões-dentistas do Município à administração de vacinas

Voluntários poderão atuar na vacinação contra a Covid e Influenza e capacitação da Unipar explorou técnicas de aplicação dos dois imunobiológicos

Uma parceria de anos que rende bons frutos. A Universidade Paranaense – Unipar e a Secretaria de Saúde de Cascavel são parceiras na capacitação de 60 cirurgiões-dentistas voluntários da rede para a administração de imunizações. A capacitação foi conduzida por professoras e acadêmicos do curso de Enfermagem.

O objetivo é auxiliar na vacinação contra a covid-19 e a Influenza, caso necessário. A docente Daisy Rodrigues explica que a demanda por profissionais da saúde tem aumentado e é fundamental a união e maior suporte técnico à rede.

O encontro de formação/atualização teve carga horária teórica e prática, aprofundando técnicas de aplicação dos dois imunobiológicos, com base nas recomendações do Programa Nacional de Imunizações.

Conforme destaca o gerente da Escola de Saúde Pública Municipal, enfermeiro Gilson Fernandes da Silva, o cenário da pandemia suscitou uma readequação das atividades em saúde e essa parceria fortalece a integração entre ensino e serviço: “Os profissionais de saúde têm a possibilidade de aprender com a prática e receber suporte teórico de docentes qualificados e atualizados, e isso contribui para uma melhor assistência ao usuário”.

Para a cirurgiã-dentista Dra. Claudia Anghinoni, é uma oportunidade de nos disponibilizarmos a trabalhar na linha de frente em algo que acontece no mundo todo. “A Odontologia não é considerada linha de frente, pois não atende paciente sintomático e até hoje não atua na imunização”, lembra. E pontua: “A técnica em parte temos da formação acadêmica, porém, hoje estamos vendo de forma mais específica”.