Cotidiano

Voluntários fazem exames para uso da piscinas de escola

Toledo – Foi realizado sábado (17) um mutirão de exames para o uso da piscina na Escola Municipal Ivo Welter, no Bairro Santa Clara IV, em Toledo. Cerca de 200 crianças foram atendidas voluntariamente pelos acadêmicos do curso de Medicina da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e professores.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Emerson Aparecido Jerônimo, essa ação teve como foco promover a difusão da atividade física de natação na escola. “Muitas vezes os pais não conseguiam realizar o exame clínico nas crianças por conta do tempo. Por isso, percebemos que era possível fazer esse mutirão e convidamos os acadêmicos e alguns médicos para nos ajudar, em que eles atenderam de prontidão a nossa solicitação”, comenta o secretário.

“O esporte é essencial para o desenvolvimento das crianças, pois por meio dele é possível promover a disciplina, a educação alimentar, a qualidade de vida, além de outros benefícios que o esporte causa”, reforça Jerônimo.

A diretora da Escola Municipal Ivo Welter, Francieli Stovske, explica que ainda não é possível atender a todos os 570 alunos da instituição para as aulas de natação. Dessa maneira, foi feita uma triagem com os alunos. “Realizamos ano passado um levantamento com educadores físicos e nutricionistas sobre o peso dos nossos alunos e ficamos surpresos com o alto índice de obesidade ou propensos a desenvolver a doença. Então, os alunos dentro dessa perspectiva praticam a natação. Incluindo também os alunos do tempo integral e que apresentam um certo grau de dificuldade de aprendizagem”.

As aulas de natação auxiliam no bom desempenho das crianças em sala de aula: “Elas vêm motivadas para a escola, com aquela vontade de estudar, de ir bem nas provas e nos trabalhos. Além disso, as crianças ficam mais calmas”.

Francieli ressalta que, para os demais alunos, são aplicados as modalidades de futsal e badminton e 25 alunas fazem parte do projeto Pedrinho Furlan, por meio da Ginástica Rítmica. “O esporte em si trabalha a concentração,a coordenação motora e a dedicação nos estudos, pois são essas atividades fora da sala de aula que os alunos gostam e que dão um suporte para as demais disciplinas”.

Segundo a diretora, as crianças que apresentam a autorização para as aulas de natação em que os pais não conseguiram fazer o exame no sábado devem procurar a Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Clara IV e agendar o exame que pode ser feito na própria UBS.