Cotidiano

Voluntariado durante as férias

Oitenta doadores diários parece não ser um número tão exagerado assim, mas para alcançar esta meta os profissionais do Hemocentro de Cascavel precisam estar sempre em alerta e dedicados a um trabalho de captação de voluntários.

De acordo com a assistente social Eliane Avancini, é nesta época de férias escolares e de feriados prolongados que os estoques de bolsas de sangue reduzem, e por conta das viagens programadas neste período, achar doadores para repô-las fica ainda mais difícil. Por isso, o Hemocentro vai permanecer aberto na semana entre Natal e Ano Novo, fechando apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. “No restante dos dias os atendimentos serão normais”, diz Eliane.

A assistente social não pede nenhum tipo sanguíneo específico, já que todos são necessários. “Só reforçamos o lembrete para que os doadores venham fazer a sua parte nos próximos dias, pois não há data comemorativa para quem está doente e dependendo de sangue nos hospitais. Elas continuam lá e lutando pela vida”, comenta.

Critérios aos voluntários

Para ser um doador é necessário seguir alguns requisitos como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 quilos, estar descansado e alimentado. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.