Cotidiano

Volume do setor de serviços recua 5% em 2016

63766059_CI Rio de Janeiro RJ 11-01-2017 Salão de beleza tem especialidade em cabelo loiro And.jpg

pms

RIO – O volume do setor de serviços encolheu 5% em 2016, em relação ao ano anterior, conforme informou o IBGE na manhã desta quarta-feira. A receita nominal também teve queda, de 0,1%. O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio acumulou a maior queda no ano passado (-7,6%), sendo a maior a do segmento de transporte terrestre, que retraiu 10,4%. O IBGE destacou que a forte dependência do transporte de cargas (rodoviário, ferroviário e dutoviário) em relação ao setor industrial, maior demandante deste serviço, tanto para o consumo de matérias-primas, como para a distribuição da produção, impactou nesse resultado, tendo em vista que o setor encolheu pelo terceiro ano seguido em 2016. Dessa forma, a recuperação dessa atividade, vai depender da recuperação do setor industrial.

O segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares, também se destacou por apresentar retração de 5,5%, com destaque para os serviços técnico-profissionais, com queda de 11,4%. Essas atividades, que abrangem serviços intensivos em conhecimento (serviços jurídicos, contábeis, de auditoria, consultoria empresarial, serviços de engenharia e arquitetura, publicidade e propaganda) dependem da demanda de outros setores institucionais, como indústria, comércio e governos, que restringiram seus gastos e investimentos em 2016, afetando sobremaneira seus resultados, explica o IBGE.

A variação acumulada dos serviços de informação e comunicação ficou em -3,2%. Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registram a queda mais acentuada (-7,1%). O segmento de serviços de tecnologia da informação manteve a sequencia de resultados acumulados positivos, muito embora a variação em 2016 tenha se situado em um patamar inferior ao observado nos anos anteriores.

Os serviços prestados às famílias, com uma variação acumulada de -4,4% em 2016, depende fundamentalmente da recuperação do poder de compra das famílias para retomar seu crescimento, ressaltou a instituição autora da pesquisa.