Esportes

Volta, Imperador! No aniversário de Adriano, veja quem ainda brilha acima dos 35

É dia de festa para Adriano Imperador. Ultimamente, a bem da verdade, todos os dias são de dolce vita para Adriano, de volta ao Rio e sem clube desde que se desligou do Miami United (EUA) em meados de 2016. Mas hoje há um motivo especial: o atacante que marcou época na Internazionale (ITA), no Flamengo e na seleção brasileira completa 35 anos.

Em suas redes sociais, Adriano costuma exibir imagens de passeios com amigos e familiares, sempre sorridente com a vida bem vivida fora dos gramados. Mas a felicidade, é claro, também pode existir no futebol, inclusive no caso de jogadores tão ou mais velhos do que o Imperador. Listamos abaixo alguns jogadores de 35 anos (ou mais) que podem servir de inspiração a Adriano caso ele decida retomar a carreira de jogador — o que ninguém sabe, talvez nem mesmo o próprio Adriano, se acontecerá.

ZÉ ROBERTO

54869635_Jogador Zé Roberto no treino do Palmeiras.jpg

O meia do Palmeiras talvez seja o maior exemplo do futebol atual de que “panela velha também faz comida boa”, “os melhores vinhos são os mais envelhecidos” e qualquer outro ditado que valorize quem tem idade mais avançada. Aos 42 anos, foi campeão brasileiro como peça importante do Palmeiras em 2016 e renovou contrato por mais uma temporada.

O meia já começou 2017 atuando do início ao fim nas três partidas realizadas pelo clube paulista até aqui. Sem dar sinais de cansaço, pode completar seus 43 anos em julho como titular de um dos principais times do país, que defenderá o título da Série A e ainda joga a Libertadores.

D’ALESSANDRO

41947753_Andres D%27Alessandro of Brazil%27s Internacional celebrates after scoring against Mexico%27s.jpg

Prestes a completar 36 anos em abril, o meia argentino ainda tem fôlego para grandes empreitadas. Depois de retornar à Argentina por emprestimo em 2016 para defender o River Plate, seu clube de coração e que o revelou para o futebol, D’Alessandro retoma a faixa de capitão para tentar reerguer o Internacional, rebaixado à Série B.

NENÊ

31966994274_4d9edd2a00_k.jpg

Outro que completa 36 anos em 2017, Nenê parece um menino no experiente time do Vasco. E não tem nada a ver com o apelido. Seja centralizado ou atuando mais pelas pontas, o camisa 10 mostra muita vitalidade e segue sendo decisivo. Na atual temporada, por exemplo, marcou três gols em cinco jogos.

LUIS FABIANO

luis fabiano.jpg

No Vasco, aliás, não faltam exemplos de jogadores importantes que são tão ou mais velhos que Adriano Imperador. O mais novo membro do “clube dos 30” em São Januário deve ser Luis Fabiano, que acertou sua rescisao com o Tianjin Quanjian (CHN), clube pelo qual foi artilheiro e melhor jogador da segunda divisão chinesa. O atacante, de 36 anos, vem empolgando os torcedores vascaínos, ansiosos pela sua chegada. A lição para Adriano: em coração de torcedor, sempre cabe mais um “trintão”.

GRAFITE

64685650_Grafite of Brazil%27s Atletico Paranaense right celebrates with teammate Jonathan after s.jpg

Aos 37 anos, batendo à porta dos 38, Grafite não só foi contratado como um dos principais reforços do Atlético-PR para a disputa da Libertadores deste ano como ainda fez gol na estreia, contra o Millonarios (COL), em uma Arena da Baixada lotada. Ou seja: a quem tem mais de 35, também é permitido sonhar.

JUAN SEBASTIÁN VERÓN

63531578_Veron com 41 anos assina com o Estudiantes para disputar a Libertadores de 2017 - Foto.jpg

Muitos pensam que, depois de passar tanto tempo fora dos gramados, é difícil para um jogador como Adriano que consiga retomar a carreira, ainda mais jogando em alto nível. Pois bem: um antigo companheiro do Imperador nos tempos de Internazionale de Milão está aí para provar o contrário. Aos 41 anos (completa 42 em três semanas), Verón assinou contrato para encerrar uma aposentadoria de três anos e disputar a Libertadores pelo Estudiantes (ARG).

É bem verdade que um detalhe facilitou o caso de “La Bruja” Verón: depois de pendurar as chuteiras, ele tornou-se presidente do Estudiantes. Ou seja, na prática ele se contratou como jogador. O mais perto que Adriano chegou disso foi mesmo no Miami United (EUA), clube do qual ele se tornou sócio e até fez algumas partidas antes de desistir da empreitada.

Mas o exemplo de Verón mostra que, se até um dirigente engravatado consegue reviver seus tempos de jogador, não o Imperador de Milão que não vai conseguir.