Cotidiano

Volta às aulas: saúde avalia universidades para liberar fundamental e infantil

A volta das atividades presenciais escolares continua em pauta em Cascavel

Volta às aulas: saúde avalia universidades para liberar fundamental e infantil

Cascavel – A volta das atividades presenciais escolares continua em pauta em Cascavel. Com decreto em vigor, que permite o retorno do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que uma possível liberação do retorno dos Ensinos Fundamental I e Infantil, da rede privada, depende da avaliação dos impactos observados a partir do que já está em curso. “Estamos avaliando o impacto do retono das universidades e do Ensino Médio. Para o dia 28, está previsto o retorno do Ensino Fundamental [particular]. Assim, vamos avaliar a volta das demais séries do ensino privado no decorrer das próximas semanas”, explica o secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello.

Retomada suspensa

Vale ressaltar que, mesmo com a liberação do Município, as escolas privadas optaram pelo não retorno das aulas presenciais do Ensino Médio às vésperas da reabertura. A decisão foi tomada após uma notificação do Ministério Público e da informação da Secretaria de Estado da Educação de que não validaria as atividades presenciais.

O Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares) aguarda uma reavaliação da Seed sobre o assunto.

Ensino público

Já em relação à volta presencial da rede pública municipal não há previsão. “O Município não tem perspectiva de volta das aulas da rede, considerando os números da pandemia. Nós colocamos como primeiro objetivo a preservação da vida das crianças e dos profissionais da educação”, resume a secretária de Educação, Márcia Baldini.

Apesar de as aulas presenciais estarem suspensas, os profissionais da Educação de Cascavel continuam a desempenhar suas funções, inclusive com atendimento à comunidade na entrega das atividades remotas aos pais.

Por isso, a administração pública vai testar mais de 4 mil servidores, entre professores e demais profissionais da educação. A data ainda não está definida.

A secretária informou ainda que será aberto edital para credenciamento de 450 vagas nas escolas particulares para atender a demanda do Cadastro Único (300 vagas maternal I e II e 150 vagas para berçário) para o ano letivo de 2021.