Cotidiano

Volkswagen agora enfrenta processo na Alemanha por emissões de diesel

Germany Volkswagen Emissions ScandalBERLIM – Após as ações nos Estados Unidos por causa do escândalo das emissões de diesel, a Volkswagen agora enfrenta um processo judicial na própria Alemanha. A Deutsche See, uma das maiores empresas distribuidoras de peixes e frutos do mar do país, está processando a Volkswagen por causa de uma frota de 500 veículos que tinham sido negociados diretamente com a montadora em um contrato de leasing. O contrato era considerado ambientalmente responsável.

Volks

A montadora alemã já enfrenta processos de proprietários individuais, regulares e concessionárias nos EUA, mas este é o primeiro caso de um cliente corporativo na Alemanha. Segundo a Deutsche See, o processo foi necessário porque não conseguiu fechar um acordo extrajudicial.

De acordo com o jornal alemão ?Bild am Sonntag?, a Deutsche See está processando a montadora por ? for 11,9 milhões (ou US$ 12,8 milhões). A empresa não foi encontrada para fazer comentários. Já a Volkswagen informou que não teve acesso ao processo e por isso não poderia comentar.

Em setembro de 2015, a Volkswagen adimitiu ter instalado um software secreto em centenas de milhares de carros movidos a diesel para fraudar testes de emissão de gases poluentes. Com o programa, os motores indicavam ser mais limpos do que eram de fato nas ruas. Cerca de 11 milhões de veículos foram afetados pelo problema. Até agora, o imbróglio judicial já custou mais de ? 20 bilhões à Volkswagen, cujo ex-diretor-executivo está sendo investigado.

No início de janeiro, a montadora confirmou que negociou um acordo de US$ 4,3 bilhões com reguladores americanos para encerrar questões em torno do escândalo das emissões de diesel.