Cotidiano

Volks vai recorrer de decisão que a obriga a recomprar carro afetado por fraude

BERLIM – A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira que vai apelar contra uma decisão judicial que a obriga a recomprar o carro de um cliente alemão. O veículo é um dos que foram afetados pelo software que frauda emissões de poluentes quando o sistema detecta que o automóvel está passando por testes. Na terça-feira, um tribunal do país determinou que o consumidor em questão tem direito a reembolso do preço total do carro, ? 26.499.

Segundo Nicolai Laude, porta-voz da montadora, a companhia está segura de que o veredito, emitido pelo tribunal de Hildesheim, no Norte da Alemanha, será revertido. A Volks destacou que, em casos semelhantes, outros tribunais deram razão à empresa.

A decisão favorável ao consumidor foi emitida na terça-feira, determinou o reembolso total do veículo, um Skoda Yeti 2.0 TDI adquirido em 2013. Reembolsar clientes é uma solução muito mais cara que fazer os reparos propostos pela Volks, considerando o número de automóveis em questão.

A Volks argumenta que os automóveis equipados com o software continuam de acordo com as normas europeias, embora contrarie regras americanas ? a empresa já concordou em recomprar veículos nos EUA. Segundo a companhia, os carros vendidos na Europa não perderam valor. A montadora disse ainda que está disposta a consertar os carros afetados, uma solução mais barata.

Os juizes entenderam que a companhia agiu de forma ?indecente? e comparou a fraude a incidentes em que fabricantes de vinho colocam anticongelante nas garrafas ou quando empresas alimentícias colocam carne de cavalo na lasanha.

A estimativa é que 11 milhões de veículos em todo o mundo tenham o software fraudulento e 2,6 milhões deles estão na Alemanha.

A montadora prometeu comprar de volta cerca de 500 mil veículos nos EUA, em um acordo de US$ 15 bilhões fechado com autoridades americanas e outras empresas em um tribunal de São Francisco. Além disso, sete funcionários da montadora respondem a processos penais. Um deles se declarou culpado.