Cotidiano

Volks vai pagar US$ 10,3 bi pelo escândalo do diesel nos EUA

2016 918573776-201606231333503711_AP.jpg_20160623.jpgWASHINGTON – A Volkswagen vai pagar quase US$ 10,3 bilhões para resolver queixas dos reguladores americanos em decorrência do escândalo de fraude das emissões de poluentes de modelos a diesel, segundo uma fonte a par do acordo revelou à Reuters nesta quinta-feira.

O acordo inclui ofertas para recomprar quase 500 mil veículos nos EUA afetados pela fraude, e também para reservar bilhões de dólares para desenvolver projetos de energia limpa e um programa para compensar o excesso de poluição dos carros envolvidos no ?dieselgate?, afirmou a fonte.

A pessoa, que pediu para não ser identificada, contou que a compensação média para os proprietários ficou em torno dos US$ 5.000. Atualmente, alguns documentos apontam que o acordo soma US$ 10,287 bilhões, segundo essa mesma fonte, que acrescentou que os números finais poderiam mudar antes do prazo determinado pela Justiça, que se encerra na terça-feira.

E custos adicionais podem ser acrescentados à conta da Volkswagen, somando-se aos US$ 10,3 bilhões do acordo, disseram à Reuters fontes com conhecimento do assunto.

Conforme a agência de notícias informou na semana passada, o acordo inicial não incluiria penalidades civis relacionadas à Clean Air Act ? lei federal americana para controlar a poluição no país ? nem cuidaria dos 80 mil modelos maiores de Audi, Porsche e Volkswagen equipados com motor 3 litros que poluíam menos do que os com propulsor 2.0L. O acordo sobre veículos com motor 3.0 ainda pode estar a meses de distância.

Também ficaram de fora os processos movidos por estados americanos ou investidores e também a investigação criminal feita pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

ANTIGOS DONOS PODEM RECEBER

O acordo é complexo, e requer que os proprietários preencham fichas detalhadas sobre seus veículos, para permitir o cálculo do valor que a Volks pagará para comprar os carros de volta. A Reuters já havia noticiado em abril que os motoristas podem ter até dois anos antes de terem de decidir se vão vender ou não os veículos.

De acordo com as fontes, não se espera que a Volks possa revender ou exportar os carros que comprar de volta dos consumidores, a menos que a empresa convença os reguladores de que esses automóveis podem ser consertados.

Antigos donos de veículos equipados com o software fraudador também poderão receber compensações, embora, segundo as fontes, o valor seja menor do que o pago a quem ainda tem os carros.

Em setembro de 2015, a Volks admitiu que usou um software sofisticado para enganar testes de emissões de poluentes em quase 11 milhões veículos em todo o mundo. A empresa também forneceu informações enganosas à EPA, que começou a fazer perguntas em 2014. Em meio ao escândalo, o então diretor executivo da companhia Martin Winterkorn pediu demissão.

Procuradas pela Reuters, nem a Volkswagen and nem a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) quiseram comentar a informação.