Cotidiano

Volks suspende venda de vários modelos na Coreia do Sul

VOLKSWAGEN-EMISSIONS_SEUL – A Volkswagen vai suspender as vendas da maior parte de seus modelos na Coreia do Sul, a partir de 25 de julho, diante da maior pressão sobre a empresa em função dos testes de emissão de poluentes fraudados.

VolksA Coreia é mais um dos países obrigando a montadora a tomar medidas drásticas para melhorar sua imagem, após a empresa ter admitido que cerca de 11 milhões de carros em todo o mundo podem ter sido equipados com softwares fraudadores.

?Decidimos suspender as vendas dos modelos afetados para reduzir a confusão entre lojistas e consumidores?, explicou uma porta-voz dos negócios da Volkswagen naquele país.

A decisão da montadora vem antes de uma análise do ministro do Meio Ambiente sul-coreano que deve ser realizada ainda este mês ou no começo de agosto sobre se deve revogar a certificação dos 32 modelos vendidos no país pela Volkswagen e sua marca Audi.

Se o ministro revogar o aval, as vendas da Volks poderiam ser banidas do país. A empresa tem até o dia 25 de julho para apresentar a defesa.

No mês passado, promotores sul-coreanos emitiram o primeiro mandado de prisão de um executivo da Volkswagen em função do escândalo de emissões de poluentes.

A Volks tem amargado uma queda nas vendas na Coreia do Sul, que é o segundo maior mercado de modelos a diesel na Ásia. As vendas de carros da alemã no país despencaram 33% no primeiro semestre deste ano, segundo dados da associação da indústria.

Os veículos mais vendidos pelo grupo Volks em 2015 foram o Volkswagen Tiguan 2.0 TDI BlueMotion (9.467 unidades) e o Audi A6 TDI (7.049 veículos), de acordo com a Associação de Importadores e Distribuidores de Automóveis da Coreia do Sul.

As vendas de automóveis alemães naquele país aumentaram desde que um acordo de livre comércio eliminou impostos de carros importados da Europa.