Cotidiano

Volks reduz tempo de trabalho por conflito com fornecedores

254085180_1-3.jpg

RIO – Um conflito com dois de seus fornecedores obriga a Volkswagen (VW), líder europeia do automóvel, a interromper parte de sua produção e a reduzir o tempo de trabalho de aproximadamente 28 mil empregados na Alemanha, segundo informou nesta segunda-feira.

volks 2208

O fabricante alemão, que mantém desacordos com esses fornecedores de material, implementou desde 18 de agosto e até o final do mês ?medidas de ajuste (do tempo de trabalho) que vão até o desemprego parcial?, indicou a companhia em um comunicado.

Cerca de 27.700 trabalhadores de seis fábricas alemãs estão envolvidos, entre elas os da sede em Wolfsburgo (Norte). Essas fábricas produzem alguns dos modelos mais populares do grupo, entre eles os modelos Passat e Golf.

O conflito se produziu depois de que dois fornecedores de peças das caixas de câmbio e tampas de assento para carros, retiveram seus produtos.

Os administradores em questão, ambos do grupo Prevent (filial de um grupo da Bósnia), alegam que a VW descumpriu vários contratos sem aviso prévio ou compensação, o que não lhes deixou outra alternativa que suspender as entregas para proteger seus negócios.

O caso está nos tribunais alemães, que segundo a VW determinaram que os fornecedores retomem as entregas.

Os fornecedores, entretanto, recorreu da decisão judicial. As partes negociam desde sábado uma saída para o conflito.