Cotidiano

Vodafone pode criar maior empresa de telecomunicações da Índia

VODAFONE-M-A_IDEA CELLULARLONDRES – A Vodafone confirmou ontem os rumores de que a empresa está considerando fundir suas operações na Índia com a operadora de telefonia indiana Idea Cellular. Caso se realize, o negócio criará o maior grupo de telecomunicações daquele país.

O comunicado da empresa informando que está discutindo com o Aditya Birla Group, dono da Idea, uma fusão com a Vodafone India ? em uma negociação que seria inteiramente realizada em ações ? fez com que os papéis da corporação inglesa subissem até 3%. Ao longo do dia, porém, a ação perdeu força e fechou em alta de 1,34%, a 195,95 libras.

?Qualquer fusão seria efetivada por meio da emissão de novas ações da Idea para a Vodafone e resultaria na Vodafone desconsolidando a Vodafone India?, informou a companhia inglesa no comunicado, acrescentando que não há certeza de que qualquer transação será realizada.

Atualmente, a Idea é a terceira maior operadora da Índia, com 180 milhões de assinantes, de acordo com o Aditya Birla Group. Já a Vodafone India, que iniciou suas operações em 2007, diz ter cerca de 200 milhões de clientes.