Variedades

 Você sabe o que significam os alimentos da Ceia de Natal?

 Você sabe o que significam os alimentos da Ceia de Natal?

A Ceia de Natal tem o significado de banquete eterno e união da família. Tem origem no costume europeu de receber peregrinos e viajantes na noite de Natal para uma confraternização com muita comida e diferentes pratos. Esse costume se espalhou por todo o mundo cristão e foi se adaptando de acordo com as características gastronômicas de cada região.

Peru de Natal – A tradição de comer peru na época do Natal surgiu nos Estados Unidos. A ave era muito comum no país e era preparada para comemorar as boas colheitas no Dia de Ação de Graças. O Peru simboliza fartura.

Frutas – No Brasil, come-se muitas frutas da época para refrescar o corpo das altas temperaturas em virtude da celebração ser no verão como abacaxi, manga, melancia, melão, romã, uva. Cada fruta, é claro, carrega uma simbologia, que sendo utilizada na época natalina reflete o espírito do Natal.

Frutas secas – As frutas secas eram dadas como presentes no solstício de inverno na antiga Roma, simbolizam a fartura, a riqueza e proteção.

Vinho – Para acompanhar a ceia, bebe-se vinho. Para os cristãos, essa bebida simboliza o sangue de Cristo, o sagrado, uma porção de vida, o amor divino e a fertilidade.

Panetone – É uma variação do pão, presente em várias passagens bíblicas. O panetone urgiu na Itália e não pode faltar no Natal. Contém frutas cristalizadas e tem a versão de chocolate, o chocotone.