Cotidiano

Você sabe o que é ?Pokémon Go??

201607081931504378_AP (1).jpg

RIO ? A febre do ?Pokémon Go? pegou o mundo de assalto desde que o joguinho para smartphones foi lançado nos EUA, Austrália e Nova Zelândia, na última quarta-feira. Desde então, as ações da japonesa Nintendo, produtora do game, se valorizaram em 36% na Bolsa de Valores de Tóquio. De acordo com a consultoria SimilarWeb, o jogo já está instalado em mais smartphones Android que o popular aplicativo de paqueras Tinder. Mas você sabe do que se trata?

?Pokémon Go? se baseia na franquia de mídia criada em 1995 por Satoshi Tajiri, sobre criaturas fictícias chamadas Pokémons, que são treinados e capturados por humanos para lutarem entre si. O primeiro produto lançado foi um par de jogos para o console portátil Game Boy, da Nintendo, mas a franquia é mais conhecida por popular programa televisivo, que elevou personagens como Pikachu e seu treinador, Ash Ketchum, ao estrelato.

O nome ?Pokémon? é abreviação para ?Pocket Monster?, ou mostro de bolso. Nas histórias contadas nos programas de TV, filmes e mangás, os treinadores capturam os Pokémons com pokébolas, para poder treiná-los para batalhas contra outros treinadores e suas criaturas. Essa mecânica foi levada para o ?Pokémon Go? por meio da tecnologia de realidade aumentada.

No jogo, as criaturas estão espalhadas pelo mundo real para serem capturadas pelos jogadores. O processo de captura é quase mágico: o jogador abre a câmera do celular e o monstrinho surge na tela, como um desenho no mundo real. Para prendê-lo é preciso acertar uma pokébola virtual nele. Mas a captura é apenas a primeira parte do jogo. Assim como nos programas e filmes, eles devem ser treinados para ?evoluírem? e se tornarem mais poderosos. Os treinadores se dividem entre três equipes, e o objetivo final é conquistar o máximo de ?ginásios?, que também estão espalhados pelas cidades.

Ao chegar no local de um ?ginásio?, o jogador tem duas opções. Caso o ginásio pertença à equipe do treinador, ele pode usar seus pokémons para participar de batalhas para treiná-los e aumentar os pontos de prestígio do ginásio. Caso ele pertença a uma equipe rival, o jogador pode lutar para diminuir os pontos de prestígio até torná-lo neutro e conquistá-lo para a sua própria equipe.

Por causa da interação com o mundo real, o jogo já se envolveu em casos polêmicos. No Território do Norte, na Austrália, um pokéspot (local com itens para o jogo) foi colocado dentro da delegacia do condado de Darwin, e os jogadores estavam entrando no edifício para pegar os prêmios. O incômodo foi tão grande que a polícia emitiu um comunicado informando que o pokéspot poderia ser acessado apenas se aproximando das paredes do prédio.

Numa história mais bizarra, uma jovem de Wyoming, nos EUA, encontrou o corpo de um homem morto enquanto ?caçava? pokémons na margem de um rio. Já a polícia de Missouri reportou o caso de um grupo de bandidos armados que esperava por vítimas em locais isolados indicados no joguinho.