Esportes

Vladimir Putin não virá para a abertura dos Jogos, diz agência russa

Russia PutinRIO – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, informou um porta-voz do Kremlin à agência de notícias local Tass nesta segunda-feira. Segundo o porta-voz Dmirty Pekov, o chefe de estado tem uma ?agenda de trabalho diferente? para o dia. A decisão de Putin ocorre quatro dias após a Corte Arbitral do Esporte (CAS) negar apelação feita pelo Comitê Olímpico Russo e proibir o time de atletismo daquele país de disputar as Olimpíadas deste ano.

Russia Olimpiadas? Não, o presidente não está planejando esta viagem. O presidente tem uma agenda de trabalho diferente ? disse Pekov, quando perguntado sobre a presença de Putin na abertura dos Jogos.

O porta-voz acrescentou, no entanto, que o Kremlin ainda não sabe se o presidente russo virá ao Rio para assistir a competições durante as Olimpíadas:

? Não sei por enquanto que decisão o presidente fará.

A delegação russa começou a chegar ao Rio nesta segunda-feira, após dias de incerteza sobre a participação do país na competição. Algumas entidades, como a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), chegaram a pedir o banimento de toda a delegação dos Jogos 2016. O Comitê Olímpico Internacional (COI), no entanto, autorizou a participação russa.