Cotidiano

Vizinhos se integram para preservar água

A programação mobilizará cerca de cem pessoas e dez embarcações durante todo o dia

Foz – Os parques nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina) organizam uma ação conjunta hoje de sensibilização ambiental para o Dia Mundial da Água. Servidores, concessionários, entidades e parceiros das duas unidades de conservação estarão unidos pela limpeza do rio do Iguaçu. A ação será concentrada em três pontos: Trilha das Cataratas (lado brasileiro), montante (parte superior) e jusante (parte inferior) das Cataratas do Iguaçu. A atividade começará às 8h e prosseguirá até as 17h. A programação mobilizará cerca de cem pessoas e dez embarcações durante todo o dia. 

O objetivo da iniciativa é informar e sensibilizar funcionários do parque, turistas e comunidade do entorno das unidades de conservação sobre a preservação ambiental, com destaque para o elemento água. Os parques realizam diariamente campanhas de preservação e, neste ano, buscam valorizar ainda mais o Dia da Água com uma ação internacional.

Para Mariele Mucciatto Xavier, responsável pelo setor de educação ambiental no Parque Nacional do Iguaçu (Brasil), a ideia é repetir ações de forma coordenada nos dois países. “Queremos repetir e fechar uma programação única. Juntos, podemos fazer muito mais. O envolvimento da WWF Brasil e da Fundación Vida Silvestre Argentina foi fundamental por essa articulação”.

Curiosidade

Vale lembrar que a água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias. Segundo a ONU, a qualidade da água em todo o mundo é cada vez mais ameaçada à medida em que as populações humanas crescem, as atividades agrícolas e industriais se expandem e as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo hidrológico global.