Cotidiano

Vivendo melhor na terceira idade

De vestido longo e coroa, Tereza Castelassi, de 73 anos, aproveitou a terceira edição do FeliCidade do Idoso, realizada ontem no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, para mostrar a faixa de rainha da terceira idade que carregava. “Já fui Miss Simpatia e agora sou Rainha por meio de votação popular”, conta. No evento, organizado pela Secretaria de Assistência Social, muitos conhecidos paravam para fotografá-la.

“Estou em meio a vários amigos e essa alegria em poder estar aqui cura qualquer doença. É um remédio”, afirma.

Assim como a rainha Tereza, as donas de casa Ana Maria Siqueira e Marli de Jesus reconhecem que ações como esta representam muita diversão e mais qualidade de vida. “Se a gente fica em casa começam as preocupações, o estresse e quando vê chega a depressão. Aqui damos risadas, encontramos amigos, acabam os problemas”, dizem as amigas.

O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi, comenta que o evento se fortalece a cada edição por conta das parcerias. “São empresas privadas e secretarias envolvidas que trazem iniciativas voltadas à saúde, esporte, entretenimento, cultura, e é isso que faz com que os idosos se sintam à vontade em participar. É uma troca de experiência e de muita informação”, relata.

30 serviços

Ao todo, 30 serviços foram ofertados aos idosos durante todo o dia. Um dos mais movimentados era o estande de uma universidade que trouxe exercícios para a memória. Segundo a acadêmica de Psicologia, Ivonete Seki, esta é uma forma de prevenir doenças como o Alzheimer. “Com jogos, charadas, cruzadas e outros desafios os idosos aprenderam a estimular a memória. Tudo o que eles viram aqui pode ser praticado em casa”, garante. Além disso, os visitantes puderam acompanhar uma palestra com o médico Marcio Souto, sobre qualidade de vida.

 

Mil pessoas

De acordo com o diretor de Assistência Social, Emilio Martini, as fortes chuvas da noite de quarta-feira (14) reduziram as expectativas de público. Foram confirmadas mil pessoas, que usufruíram de todas as atividades organizadas à terceira idade e participaram do sorteio de brindes e também do tradicional baile. “Apesar disso, o evento foi considerado um sucesso”, afirma.

Martini lembra que estão programadas outras três edições para os meses de junho, agosto e outubro.