Cotidiano

Vitória de Trump pressiona por reformas no Brasil, dizem executivos

NOVA YORK – A vitória de Donald Trump nos Estados Unidos e a volatilidade do mercado que se seguiu a ela devem encorajar os políticos brasileiros a avançar com as ambiciosas reformas econômicas que ajudariam a aliviar o país da turbulência global, disseram executivos e banqueiros na terça-feira.

A falta de uma atitude decisiva para pressionar o Congresso para aprovar uma ampla reforma nas legislações de Previdência, trabalhista e de limite de gastos nos próximos meses poderia pôr em risco o esforço do presidente Michel Temer para tirar o Brasil da recessão mais profunda em oito décadas, disseram executivos à Reuters em um evento patrocinado pelo Bradesco em Nova York.

Um deles, que não quis a se identificar, disse que a surpreendente vitória de Trump mostrou que “mais do que nunca, o destino do Brasil depende do Brasil, o que significa que cabe a nós consertar nossa economia e atrair capital”.

A vitória de Trump levou ondas de choque para os mercados emergentes, com as moedas do México até Brasil perdendo mais de um décimo de seu valor e o preço dos títulos locais caindo.

O governo Temer tem sido cauteloso na reação à eleição americana, mas autoridades reconheceram que a recuperação incipiente do país poderá sofrer se Trump cumprir suas promessas de limitar o comércio.