Cotidiano

Vítimas de enxurrada pedem ajuda

Toledo – As chuvas torrenciais registradas no início da semana em toda a região oeste causaram vários estragos em pelo menos 20 municípios do Paraná e uma morte em Cascavel. Em Toledo, famílias residentes na Rua Piratini, no Bairro Operário, perderam praticamente tudo por conta da cheia do Rio Toledo.

Uma das pessoas atingidas pela enchente é Barbara de Morais. A casa em que ela e uma filha de seis anos moram ficou parcialmente coberta e elas passam por dificuldades: “Ganhamos alguns produtos, só que não temos como ir buscar”, disse, acrescentando que ainda não contou com nenhum tipo de assistência por parte da Secretaria de Ação Social de Toledo. “A maior necessidade no momento é com relação a roupas e um guarda-roupa”.

As outras famílias atingidas aguardam ajuda em relação a roupas, utensílios domésticos e alimentos. “Molhou tudo e conseguimos salvar pouca coisa”, disse.

As roupas de crianças são para menino de 12 anos e duas meninas, de 4 e 6 anos.

Sem ter para onde ir, logo que o nível da água do Rio Toledo baixou, as famílias voltaram para suas casas. “Não temos para onde ir e agora estamos com medo, diante da ameaça de mais chuvas e alagamentos”, destacou Barbara.

Em seu perfil no Facebook, Márcia John postou o pedido de ajuda às famílias: “O mundo está precisando de mais amor e compaixão e quem tem um pouco mais não custa nada ajudar ao próximo”, escreveu.

Barbara de Morais está desempregada e não consegue sequer ir buscar os donativos. “Algumas pessoas já doaram móveis, mas não tenho condições nem dinheiro para buscar”.

A amiga Márcia John conta ainda que no bairro onde mora, no Jardim Europa, algumas casas também foram tomadas pela água. Para mais informações e doações, o contato é pelo telefone (45) 99926-0255.

As chuvas ontem voltaram a provocar alagamentos e prejuízos nas cidades de Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Toledo e Marechal Cândido Rondon.