Policial

Vítima de estupro na Índia é atacada de novo pelos mesmos homens

RIO – Uma estudante indiana de 21 anos foi novamente estuprada pelos mesmos homens condenados por atacar sexualmente a mulher há cerca de três anos. Segundo informou nesta segunda-feira a polícia do estado de Haryana, no Norte do país, cinco suspeitos estão sendo procurados.

A universitária, que pertence à casta Dalit (a mais baixa na hierarquia social da Índia), foi encontrada inconsciente entre arbustos às margens de uma estrada, depois de ter sido sequestrada na porta da faculdade e estuprada dentro de um carro. Esta é a última de uma série de agressões sexuais que vêm comovendo o país asiático.

As autoridades locais explicaram que a estudante, atualmente se recuperando em um hospital, identificou os cinco homens, dois dos quais se encontram em liberdade após pagar fiança enquanto esperam a setença pelo ataque cometido em 2013.

– Ela identificou os cinco acusados e dois deles estavam envolvidos com a violação coletiva da estudante no distrito de Bhiwandi – disse à agência de notícias AFP o vice-superintendente de polícia de Haryana, Pushpa Khatri. – Formamos várias equipes para encontrar os acusados

A família da estudante acusou os cinco suspeitos de ameaçar a jovem nos dias que antecederam o segundo ataque, exigindo a retirada das queixas referentes ao estupro de 2013. A jovem e seus parentes chegaram a se mudar para outra cidade depois do crime de três anos atrás, mas ainda estão sob risco.

– Os acusados nos ameaçam constantemente e inclusive nos ofereceram uma grande quantidade de dinheiro. Mas nós não voltaremos atrás – disse o irmão da vítima ao diário “Hindustan Times”.

Mais de 36,7 mil estupros foram registrados na Índia só em 2014, mas ativistas e entidades ligadas aos direitos da mulher garantem que o número, na realidade, é muito maior, uma vez que muitos dos crimes não são notificados à polícia.