Cotidiano

Visitantes podem aprender a construir drones em oficinas gratuitas durante evento

GetContentCAMP4U3X.jpg RIO- O Wired Festival Brasil 2016 vai trazer para o Armazém Utopia, na Zona Portuária do Rio, as principais tendências mundiais em campos como ciência e tecnologia, cultura e entretenimento, design e estilo de vida. E o público carioca está convidado a conhecer e experimentar, na próxima sexta-feira e sábado, um pouco do que o futuro vai nos oferecer. wired

Os visitantes terão a oportunidade de pilotar drones ou bordar componentes eletrônicos em roupas, em oficinas gratuitas. A instalação Infinity Frame vai transformar a memória digital das pessoas, armazenada no Instagram, em um túnel infinito de lembranças. Os mais curiosos poderão aprender a montar os seus primeiros gadgets: um lápis que emite som à medida em que se escreve e até drones.

Para quem está pensando em empreender, os diretores executivos das start-ups Samba Tech, Hand Talk e Get Ninjas vão contar suas experiências, dar dicas e responder a dúvidas do público. Já os que curtem arte futurística poderão conhecer melhor o trabalho do VJ Spetto, responsável pelas projeções da abertura da Olimpíada do Rio.

O engenheiro Thiago Jucá, fundador da start-up Protesis, vai mostrar como é possível construir próteses personalizadas a um custo acessível usando a impressão 3D. Já o professor Antonio Henrique Dianin, da Project Company, vai falar sobre a fusão entre os seres humanos e a tecnologia, movimento conhecido como biohacking.

Para participar de algumas das oficinas gratuitas, é preciso se cadastrar antes, pois as vagas são limitadas. Para isso, basta acessar o endereço bit.ly/wiredoficinas ou a página do Wired Festival Brasil 2016 no Facebook.

Além das oficinas e palestras gratuitas, evento terá uma programação paga, com palestras das principais mentes do Brasil e do mundo sobre o futuro da sociedade. Os ingressos para cada dia de evento custam R$ 250 a inteira e R$ 125 a meia, e podem ser adquiridos no endereço ingressocerto.com.br/wired.

Na sexta-feira, dia 2, destaque para o gerente de desenvolvimento na Softbank Mobile, Sean McKelvey, que vai debater os valores morais dos robôs; e Fábio Scopeta, diretor de Transformação Digital, Nuvem e Inteligência Artificial da Microsoft América Latina, que vai falar sobre como as nossas vidas já foram impactadas pela inteligência artificial. O chef Alex Atala vai falar sobre o futuro da alimentação e Alexandre Borges, diretor executivo da Mãe Terra, vai falar sobre a produção em escala de alimentos orgânicos.

No sábado, dia 3, o futurologista Magnus Lindkvist vai explicar porque pequenas ideias são importantes para o futuro, e Tom Upchurch, diretor da Wired consulting, vai falar sobre o surgimento da política digital. No painel start-ups, os fundadores do Easy Taxi Tallis Gomes e Dennis Wang vão contar suas experiências. Já a ativista Amani Al Khat, fundadora do MuslimGirl.com, vai falar sobre ?armas? de comunicação em massa.