Cotidiano

Visitação à Ilha da Boa Viagem reabre nesta sexta-feira

FullSizeRender (38).jpgNITERÓI ? O impasse que interrompeu a visitação na Ilha da Boa Viagem, no último fim de semana, caminha para um desfecho positivo. A prefeitura informa que assinou o convênio solicitado pelos escoteiros, que reclamaram estar desde fevereiro sem receber ajuda de custo para guiar os passeios. Com isso, o grupo de escoteiros Gaviões do Mar, que administra a ilha, garante que a visitação estará aberta hoje ? feriado pelo Dia de São João, padroeiro da cidade ? e amanhã. No domingo, a entrada será aberta apenas para a missa, às 10h, celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. A insatisfação com a falta de suporte municipal fez com que os escoteiros cruzassem os braços na última semana, surpreendendo os visitantes que foram ao local e encontraram os portões fechados.

As caminhadas pela Ilha da Boa Viagem são acompanhadas por guias da Neltur e jovens escoteiros que atuam como monitores, contando a história do lugar e do escotismo no país. No fim de semana passado, na tenda em que grupos de visitantes pegam a pulseira de acesso e se reúnem com os guias, próximo à ponte que dá acesso à ilha, era repassada a informação de que os escoteiros estavam em greve porque a prefeitura não estaria pagando a ajuda de custo.

reunião na segunda-feira

A prefeitura de Niterói informou que aceitou os termos do convênio e aguarda que os escoteiros resolvam pendências bancárias para depositar a ajuda de custo. O repasse será feito bimestralmente, num valor em torno de R$ 10 mil.

O presidente do grupo Gaviões do Mar, Andre Torricelli, confirmou o acordo e relatou dificuldades com banco para abrir a conta destinada a receber o repasse:

? Em tese, chegamos a um acordo. Segunda-feira temos uma reunião para acertar tudo. A garotada ainda está bastante aborrecida porque ainda paira alguma incerteza.

Além da ajuda de custo, os escoteiros pediram apoio para melhoria das condições dos bens históricos da ilha. Em nota, o município informou que se comprometeu com o grupo a reunir esforços para melhorar a infraestrutura do local e divulgar as atividades do Gaviões do Mar na Ilha da Boa Viagem. Ainda de acordo com a prefeitura, a parceria busca garantir a conservação ambiental e patrimonial do cartão-postal e o fomento do turismo histórico e ecológico do local, garantindo o acesso programado em fins de semana e feriados.

Para reabrir ao público o conjunto arquitetônico, tombado pelo Iphan desde 1938, o município investiu R$ 695 mil na reforma da ponte que liga a ilha ao continente, cuja estrutura estava condenada. A visitação ocorre aos sábados, domingos e nos feriados, em quatro turnos: às 9h, às 11h, às 14h e às 16h. O passeio é gratuito, em grupos de até 30 pessoas, formados por ordem de chegada.