Educação

Visita do ônibus EcoExpresso

Projeto leva aos alunos informações sobre meio ambiente e saneamento

O Colégio Santa Maria recebeu a importante visita do ônibus "EcoExpresso" da Sanepar. Ele levou muitas informações e curiosidades aos alunos que participaram deste momento tão diferenciado de conscientização e educação ambiental.

O EcoExpresso é um projeto da Sanepar e conta com um centro de educação ambiental itinerante que leva à população informações sobre meio ambiente e saneamento. O ônibus é equipado com uma grande maquete que permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Esse caminho é chamado de Ciclo do Rio ao Rio.

Além dos processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto. Também apresenta o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

O ônibus se faz presente em escolas e eventos, de modo que atinja o maior número de pessoas possível. O objetivo do EcoExpresso é fazer com que a população se sinta responsável pela preservação dos recursos hídricos e que adote atitudes sustentáveis no dia a dia, como usar água sem desperdiçar, destinar o lixo corretamente e fazer a ligação do imóvel à rede de esgoto de forma adequada.

Caminho da água

A visita do ônibus dura em média 40 minutos em seu percurso total, tendo a visibilidade e relatos sobre os procedimentos realizados pela Sanepar. Para que todos os alunos, de terceiro ano do ensino fundamental ao terceiro do ano ensino médio possam participar, já estão programadas outras datas para a visita.

É importante que todos participem deste maravilhoso projeto que visa demonstrar aos alunos, através de maquetes, painéis e outros recursos, a preservação da água e todo o percurso da mesma, desde as nascentes até nossas casas. Esta é uma forma de que reconheçam “O caminho da Água", ainda, e recebem conhecimentos úteis para o dia a dia, com o uso consciente da água e dos recursos naturais, a conservação de matas ciliares e muitas outras informações. A partir desta oportunidade os alunos poderão levar estes conhecimentos para casa e colocar em prática junto às famílias.

Premiações

Alguns alunos do Colégio Santa Maria, receberam com orgulho as premiações obtidas nas participações de concursos. Os méritos são para os alunos participantes e vencedores do Concurso Cultural/Redação e Concurso Cultural/Desenho, oportunizado pelo CNA (Escola de Línguas) aos alunos: Ricardo Maziero, matriculado no 8º ano "A" do Ensino Fundamental 2 (Redação) e a aluna Ana Laura Confortin, matriculada no 5º ano "B" do Fundamental 1 (Desenho). Com o tema único para as duas modalidades: "Reflexões sobre Tecnologia, Educação e Política".

Parabéns aos alunos: Ricardo e Ana Laura. Sigam sempre com dedicação e perseverança esse lindo percurso de estudantes. O sucesso de hoje, com certeza, marcou o início de muitas e muitas vitórias. Nossas homenagens e agradecimentos, também registramos às queridas professoras: Marta Ogido e Marcya Camargo que dedicaram atenção e incentivo para a participação de seus alunos nos concursos. Parabéns, professoras por esse maravilhoso momento de seus alunos.

"As pequenas coisas se fazem grandes, quando realizadas com AMOR”.