Cotidiano

Vírus ameaça sobrevivência de espécie de antílope que enfrenta extinção

INFOCHPDPICT000039340468

RIO ? O antílope-saiga, uma espécie que se encontra em perigo crítico de extinção, tem morrido nos últimos dois meses em números alarmantes na Depressão dos Grandes Lagos no oeste da Mongólia. Cientistas da Sociedade para Conservação da Vida Silvestre (WCS, em inglês) calculam que 2.500 espécimes morreram desde dezembro do ano passado na região, o que representa 25% da população mongol de saigas (10 mil indivíduos).

Extinção

A causa seria um vírus de gado conhecido como peste dos pequenos ruminantes (PPR). De acordo com os pesquisadores, a doença que afeta o saiga mongol atingiu primeiramente, em dezembro de 2016, cabras e ovinos, e posteriormente alcançou os antílopes.

? Esta é a primeira epidemia de doença infecciosa mortal conhecida por ter ocorrido no saiga mongol ? explicou Amanda Fine, veterinária e diretora da WCS na Ásia. ? A situação é trágica e generalizada. Juntamente com o impacto para a população saiga, este evento tem o potencial de produzir consequências catastróficas em cascata no ecossistema.

A equipe de Fine está coletando amostras de um saiga morto para avaliar a idade e o sexo dos animais afetados e determinar a melhor forma de ajudar a espécie a se recuperar de eventos devastadores.

? Atualmente, a taxa de mortalidade dos saigas parece estar diminuindo, mas não há garantia de que o surto está terminando ? pondera a pesquisadora. ? Estamos identificando a proporcionalidade e a idade da população de saigas, para que possamos estimar os riscos futuros para a população remanescente, caso haja infecções bacterianas secundárias em andamento. Também queremos saber o que ocorrerá durante as próximas estações, quando ocorre o período de parto da espécie e grandes grupos se reúnem.