Cotidiano

Virgin vai testar voo de jato supersônico em 2017

RIO – A companhia aérea Virgin fará, ainda em 2017, o primeiro voo teste de seu novo jato supersônico, segundo reportagem do jornal britânico ?The Independent?. Com a aeronave, será possível reduzir pela metade o tempo atual de um voo entre Londres e Nova York, para cerca de três horas e 15 minutos.

O último voo de um jato supersônico entre Reino Unido e Inglaterra ocorreu em 2003, quando a British Airways suspendeu o serviço do Concorde, após 27 anos seguidos de atuação. Desde então os voos de jatos supersônicos ficaram restritos ao uso militar.

Apesar de o primeiro teste ocorrer ainda este ano, a previsão para o lançamento comercial do jato ? chamado de XB-1 ou ?Baby Boom? ? é apenas em 2023. Ele tem capacidade de transportar 40 passageiros. A previsão é de que a passagem custe cerca de £ 2.500 (cerca de R$ 10 mil).

?Sempre fui apaixonado por inovação aeroespacial e pelo desenvolvimento de voos comerciais de alta velocidade. Como inovadora no espaço, a decisão da Virgin Galactic de trabalhar com o Boom foi fácil. Estamos animados?, disse o presidente da Virgin, Richard Branson, ao jornal britânico.

A Virgin não é a única companhia que trabalha atualmente em projetos de jatos supersônicos: Boeing e Lockheed Martin também dedicam esforços a planos semelhantes.