Esportes

Virada histórica do Vasco sobre Palmeiras, na Mercosul, faz 16 anos

Um dos capítulos que mais enche os torcedores vascaínos de orgulho completa nesta terça-feira, 16 anos. Numa noite de 20 de dezembro de 2000, em São Paulo, no antigo estádio Parque Antártica, o Vasco venceu o Palmeiras por 4 a 3, depois de começar perdendo por 3 a 0, e conquistou o título da Copa Mercosul, que na época correspondia ao que hoje é a Sul-Americana.

Foi uma virada absolutamente espetacular no segundo tempo, já que a primeira etapa terminara com três gols de vantagem para a equipe paulista.

Mesmo o mais fanático torcedor não imaginaria um desfecho como aquele, ainda mais depois de um início tão terrível na decisão.

O Vasco contou com atuações soberbas, principalmente dos Juninhos (o Paulista e o Pernambucano), no meio de campo, e de Euller, o “filho do vento” e, claro, Romário, no ataque.

A reviravolta começou aos 13 minutos do segundo tempo, quando Romário, cobrando penalidade máxima, diminuiu o marcador para 3 a 1. Aos 24, outro pênalti convertido por Romário deixou o placar em 3 a 2.

Para dificultar ainda mais e tornar coisa de cinema a missão – quase – impossível, o time teve o zagueiro Júnior Baiano expulso aos 32 minutos. E foi até o fim da partida com um jogador a menos em campo.

Aos 40, Juninho Paulista empatou a partida, para perplexidade da torcida palmeirense.

O grito de campeão saiu aos 48 minutos, nos acréscimos, quando Romário, sempre bem colocado na área, aproveitou o rebote da zaga e tocou para o fundo da rede, marcando seu terceiro gol no jogo, o quarto do time de São Januário.

Mais do que nunca, e de um jeito épico, o Vasco fazia valer naquela noite a fama de Time da Virada.

VEJA OS MELHORES LANCES DA VIRADA:

Mercosul de 2000: a virada do Vasco, 4 a 3 no Palmeiras

PALMEIRAS 3 x 4 VASCO

Data: 20 de dezembro de 2000

Local: Estádio Palestra Itália (São Paulo)

Palmeiras: Sérgio, Arce, Gilmar, Galeano e Tiago Silva; Fernando, Magrão, Taddei e Flávio; Juninho e Tuta (Basílio). Técnico: Marco Aurélio.

Vasco: Helton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Jorginho (Paulo Miranda); Nasa (Viola), Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller (Mauro Galvão) e Romário. Técnico: Joel Santana.

Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)

Gols: Arce, aos 36, Magrão, aos 37, e Tuta, aos 45 minutos do 1º tempo (Palmeiras); Romário, aos 14, 23 e 48, e Juninho Paulista, aos 40 minutos do 2º tempo (Vasco).

Cartões amarelos: Flávio e Juninho (Palmeiras); Hélton, Odvan, Jorginho Paulista e Nasa (Vasco).

Cartão vermelho: Júnior Baiano (Vasco), aos 32 minutos do 2º tempo.