Cotidiano

Vinte e três resgates na costa da Líbia salvam milhares de migrantes

201605241711316252_AFP.jpg

ROMA ? Cerca de 3 mil migrantes foram salvos na costa da Líbia nesta terça-feira em diversas missões de resgates distintas. A informação é da guarda Costeira italiana. Segundo a guarda, mais de 5.600 migrantes foram resgatados de diversos barcos e botes no sul Mediterrâneo em apenas dois dias. Todos navios da área foram chamados para ajudar na complexa operação.

Organizações humanitárias afirmam que a rota marítima da Líbia para a Itália é, hoje, o principal caminho para a Europa de quem busca asilo. É assim desde que um acordo da União Europeia com a Turquia reduziu drasticamente o fluxo de pessoas que chegam à Grécia. Oficiais temem que o número de migrantes tentando chegar à Itália aumente devido à melhora no clima da região.

Este mês, a Itália afirmou que cerca de 31.000 migrantes, a maioria da África, chegaram ao país de barco, uma leve queda em relação ao número de 2015. Entretanto, nos últimos dias o número de chegadas teve um aumento considerável.

A maioria dos que tentam chegar à Itália sai da costa da Líbia, em barcos de pesca precários ou botes de borracha, em direção à ilha italiana de Lampedusa ? que fica próxima à Tunísia ?ou à Sicília.