Cotidiano

Vinhos de Portugal no Rio começa nesta sexta-feira

RIO – Bons motivos (e ótimos vinhos) não faltam para brindar neste fim de semana, quando acontece a terceira edição do Vinhos de Portugal no Rio. Realizado pelo GLOBO e pelo jornal português “PÚBLICO”, o maior evento de vinhos do país está de endereço novo e ocupa, de hoje a domingo, o Casa Shopping, na Barra, com feira de produtores, provas e harmonizações com especialistas.

Lá, os amantes da bebida terão a oportunidade de conhecer de perto 66 produtores da Terrinha, que levarão para o Mercado de Vinhos 450 rótulos. Cada sessão tem duas horas de duração e, ao comprar o ingresso (R$ 110), o visitante tem acesso à taça inteligente, que é equipada com o chip que registra os rótulos provados. Depois, o participante recebe, por e-mail, informações sobre os vinhos degustados.

O evento — que tem patrocínio do Senac, do Casa Shopping e da Deli Delícia e parceria do Vinhos de Portugal — é o lugar certo para quem quer aprender mais sobre o assunto. Conduzidas por especialistas e críticos dos dois jornais, as provas e harmonizações são um dos pontos altos da agenda. Algumas das aulas, como as comandadas pelo único Master Of Wine do país, Dirceu Vianna Júnior, já estão com os ingressos esgotados. Mas há vagas em diversas sessões, como “Harmonizações de doces e vinhos do Porto”, com Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho, ambos do “PÚBLICO”, e “Vinhos brancos do século XXI”, com o colunista do Rio Show Pedro Mello e Souza. Os ingressos também custam R$ 110.

Entre um gole e outro, ainda dá para aprender mais sobre o tema na área de convivência, que tem entrada gratuita. Fica ali o espaço Tomar um Copo, onde especialistas falam sobre algumas das principais regiões vinícolas de Portugal: Porto, Setúbal, Alentejo e Dão. Para quem gosta de literatura, a pedida é assistir à atividade em torno do escritor Eça de Queirós e sua relação com vinhos portugueses, comandada por Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra e o maior especialista em Eça de Portugal, e pela cantora e compositora Adriana Calcanhotto. As inscrições são feitas na hora.

Ainda na área de convivência, o Senac também oferecerá atividades gratuitas. Para participar, basta fazer inscrição no local meia hora antes (sujeito a lotação).

Para completar o programa, um quiosque da Deli Delícia vende os vinhos do Mercado, além de comidinhas. Depois do aperitivo, ainda dá para esticar nos restaurantes do Casa Shopping, que não cobrarão taxa de rolha para a primeira garrafa consumida.

Assinantes do Clube O Globo terão 20% de desconto no ingresso para o Mercado de Vinhos, além de transporte gratuito: quatro vans farão o percurso Parque dos Patins/Casa Shopping / Parque dos Patins de hoje a domingo. Para solicitar o transporte, é preciso entrar no site www.clubeoglobo.com.br e fazer o resgate do voucher para o horário desejado.