Cotidiano

Vila A “Inteligente” é o primeiro e maior bairro Sandbox do Brasil

Para participar do próximo ciclo de chamadas no Smart Vitrine, acesse: hubiguassu.pti.org.br

Vila A “Inteligente” é o primeiro e maior bairro Sandbox do Brasil

 

 

Foz do Iguaçu – Passaram a funcionar, oficialmente ontem (14), as novas tecnologias propostas ao Programa Vila A Inteligente. Estações de hidratação com água quente e fria; totens inteligentes que oferecem internet wireless, carregamentos de celular, entre outros; equipamento que facilita a coleta do óleo de cozinha usada pela população e gera benefícios no mercado local; e equipamento de medição e monitoramento da energia em residências e comércios. Estas são as soluções instaladas no Bairro Itaipu A, após aprovação em edital.

Com foco em desenvolver e fortalecer a importância da temática Smartcities, o Vila A inteligente, através do Smart Vitrine, permite experimentação, validação e aprimoramento de soluções em ambiente real (sandbox), onde as empresas interessadas tem a oportunidade de demonstrar suas tecnologias por um período determinado. A iniciativa é do PTI-Brasil (Parque Tecnológico Itaipu), ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com parceria do Inmetro e da Copel.

Com a instalação das tecnologias, é possível fomentar o empreendedorismo, a inovação e a geração de empregos. A afirmação é do diretor superintendente do Parque Tecnológico, general Eduardo Garrido. “Um dos desafios do Programa Vila A Inteligente é dinamizar e diversificar a economia de Foz do Iguaçu, além de trazer qualidade de vida e bem-estar à população, e com a instalação das tecnologias propostas pelas empresas, damos mais um passo no sentido de tornar a nossa cidade uma referência nacional ao se falar sobre cidades inteligentes”, comenta.

Para o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, buscar soluções tecnológicas e inovadoras vai ao encontro do projeto municipal de incluir Foz do Iguaçu na rota de Destinos Turísticos Inteligentes. “É melhoria de vida da população e consequentemente turista que passa por aqui”.

Mais do que um ambiente de testes e validação para tecnologias, o Programa Vila A inteligente, por meio do seu mecanismo Smart Vitrine, é uma janela para o Brasil e o mundo na temática de Smart Cities. Os benefícios pensados para as proponentes não ficam somente no campo do aprimoramento tecnológico, mas também foca no desenvolvimento de novos modelos de negócio, acesso a mercados, contato com especialistas, publicidade e posicionamento em um espaço especializado em cidades inteligentes e, ainda, atrelado a um grande Hub de inovação, o Hub Iguassu.

 

Startups escolhidas

Todas as empresas que se candidataram, passaram pelo processo de avaliação pela comissão técnica do Programa, e aprovação do Comitê Gestor do Vila A Inteligente, composto pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Parque Tecnológico Itaipu, Associação Comercial e Empresarial de Foz, Associação de Moradores da Vila A e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Conheça as escolhidas:

A princípio, foram seis tecnologias aprovadas, porém, uma delas, a Tmovi Electric Mobilidade, ainda está em trâmites oficiais. Sua solução visa oferecer um sistema de veículos elétricos compartilhados e de baixo consumo energético, ideal para deslocamentos curtos dentro dos centros urbanos. A tecnologia será inicialmente utilizada pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Para participar do próximo ciclo de chamadas no Smart Vitrine, acesse: hubiguassu.pti.org.br

 

 

 

“Soluções inteligentes”

Confira em que local estão instaladas cada uma das soluções tecnologias:

* Oléo Ponto – Av. Sasdelli (Dentro do Mercado Líder);

* Bohnen + Messtek – Av. Anhembi (Dentro do Restaurante Barracão);

* Icehot – 1º Bebedouro: Av. Araucária (Pista de caminhada da Vila A, entre o estacionamento e a academia da terceira idade); 2º Bebedouro: Av. Sasdelli (Gramadão, próximo a fonte de água);

* Topa: 1º totem: Av. Paraná (em frente ao Anglo Americano, do lado do pondo de ônibus sentido centro); 2º totem: Av. Paraná (em frente ao Anglo Americano, do lado do pondo de ônibus sentido bairro); 3º Totem: Av. Sasdelli (sentido Av. Garibaldi, próximo ao Mercado Líder e antes da sede da Unila);

* Automa – solução em ambiente virtual, a qual abrange todo o Bairro, através de imagens capturadas por drone.