Cotidiano

Vigilância alerta para descarte clandestino

Foz do Iguaçu – Após receber uma denúncia anônima, uma equipe da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu encontrou na área rural o descarte clandestino de medicamentos controlados e que são distribuídos pela saúde pública.

A Vigilância Sanitária fez o recolhimento do material e, com o apoio da Atenção Farmacêutica da Secretaria de Saúde, identificou e contou a quantidade do medicamento abandonado.

De acordo com o laudo, foram encontrados 4.655 comprimidos, divididos em antidepressivos e anticonvulsivantes, tendo a maioria o prazo de vencimento para 2018 ou 2019. Os técnicos fizeram um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, que irá investigar o caso e tentar identificar o autor do descarte. Os medicamentos não poderão ser reutilizados e, após a investigação, deverão ser destruídos por uma empresa especializada.

A Vigilância deve promover, na sequência, uma campanha alertando o público sobre a devolução de medicamentos que não forem usados e daqueles medicamentos com o prazo de validade vencido para o correto descarte.

O descarte de medicamentos de forma incorreta é um problema que ocorre no mundo todo e apresenta riscos ambientais para a água, solo, animais e também à saúde pública.