Cotidiano

Vídeo: 'Vocês querem me levar para o meio dos caras para me matar', diz Garotinho

Garotinho: ‘Vocês querem me levar pro meio dos caras para me matar?’

RIO – Ainda no quarto do Hospital Municipal Souza Aguiar, o ex-governador Anthony Garotinho demosntrou o medo de ir para o Complexo Prisional de Gericinó, em Bangu. Em vídeo gravado por funcionários do hospital, Garotinho reclama com os policiais responsáveis pela transferência de que corre riscos ao ser colocado junto com bandidos em Bangu.

– Vocês estão de sacanagem. Querem me matar? Vocês vão me colocar junto com os caras para me matar? – gritou o ex-governador, acrescentando que foi o responsável pela prisão de grandes traficantes que estão em Bangu.

Em outro vídeo divulgado pelas redes sociais, o ex-governador aparece no quarto do Souza Aguiar brigando com os policiais federais para que não o levassem para a prisão. A filha dele, a deputada federal Clarissa Garotinho, ainda tentou pedir ao pai para que parasse.

Garotinho briga no quarto do hospital

Garotinho deu entrada na noite de quinta-feira no hospital penitenciários de Bangu, que fica a cerca de um quilômetro de Bangu 8, onde está preso o ex-governador Sérgio Cabral. Garotinho demonstrou irritação ao chegar ao Complexo, assim como já havia feito na saída do hospital. Assim que tiver alta, será levado para o presídio José Frederico Marques, porta de entrada no sistema.

Caso apresente diploma de curso superior, irá também para Bangu 8. Se não comprovar a formação universitária, o destino será alguma das outras 25 unidades que compõem a estrutura de Bangu. Garotinho não cumprirá a prisão preventiva em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, como chegou a ser cogitado. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) entende que a estadia de Garotinho em Campos poderia provocar tumultos, já que a cadeia fica muito próxima à rua, o que não acontece em Bangu.

A temporada de Garotinho no Souza Aguiar irritou a Polícia Federal. A Secretaria municipal de Saúde informou na quinta-feira que, durante um exame de esforço, Garotinho relatou ?dor intensa? no peito, o que pode indicar obstrução nas artérias. Os médicos, então, agendaram para a segunda-feira um cateterismo para investigar se há mesmo a interrupção. O hospital afirma que seguiu o ?protocolo da Sociedade Brasileira de Cardiologia?.

O exame foi marcado para o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá. A atitude, sem prévia comunicação às autoridades, irritou o delegado responsável pela investigação, Paulo Cassiano.

? A atitude do Souza Aguiar está sob suspeita para nós. Estamos tentando ver uma maneira de fazer a transferência. Foram marcados exames em outro estabelecimento hospitalar, mas isso não pode ser feito sem autorização do juízo, porque ele é um preso e está escoltado pela Polícia Federal ? disse o delegado, antes da decisão da Justiça.

Procurada para comentar as críticas, a Secretaria de Saúde não respondeu.

Tumulto e berros marcam ida de Garotinho para Bangu 8