Cotidiano

Vídeo retrata modelos eficientes de produção

Pato Bragado – Tercília Medin e Valmir Anderle foram os produtores escolhidos pela Itaipu Binacional para participarem de vídeo institucional que será exibido a partir de março aos turistas que visitarem a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

As filmagens das formas de produção e qualidade de vida que a Itaipu apoia e que serão modelo para o mundo são realizadas em 29 municípios por uma produtora de Foz do Iguaçu. São mais de 30 profissionais envolvidos, entre diretores, produtores de elenco e arte, contrarregras, maquiadores, entre outros.

A agricultura Tercília Medin, popularmente conhecida como Bimba, tem mais de 50 anos dedicados a plantas medicinais, aromáticas e condimentares. E o foco, no seu caso, foi a réplica da experiência e do conhecimento aos estudantes do Projeto Piá Luz do Futuro, que comporta uma horta onde ela é responsável por mais de cem cultivares com os alunos, entre as plantas já mencionadas, além de temperos e saladas.

No caso de Valmir Anderle, o que chama a atenção na propriedade do produtor orgânico familiar certificado é a diversificação. A família vive muito bem na propriedade de 2,5 alqueires, uma vez que a renda bruta chega a cerca de 60 salários mínimos/ano, garantidos com a comercialização das variedades, cerca de 40 produtos, tendo como carros chefes, a uva e a banana.