Cotidiano

Vídeo mostra teste de cápsula que vai levar turistas ao espaço

RIO ? Blue Origin, a companhia espacial criada pelo CEO da Amazon, Jeff Bezos, conseguir testar com sucesso o sistema de ejeção de emergência da sua cápsula, projetado para salvar os viajantes do espaço em caso de uma catástrofe.

O foguete New Shepard ? um lançador reutilizável que volta à Terra depois de cada missão ? decolou na quarta-feira com a sua cápsula de uma base de lançamento no estado americano do Texas.

A cápsula ? que um dia permitirá que turistas-astronautas viajem para o espaço ? não tripulada se separou no ar violentamente devido à ação de um motor, cerca de 45 segundos após a decolagem, a uma altitude de 4.900 metros.

A cápsula, com grandes vidros panorâmicos, aterrizou suavemente, como era previsto, graças a três paraquedas, após ter balançado um pouco no momento da separação.

? Todos os astronautas a bordo teriam tido um passeio muito emocionante, mas um passeio seguro ? disse um dos comentaristas da Blue Origin durante uma retransmissão ao vivo na internet.

Testar a segurança era o objetivo principal da missão de quarta-feira, e a Blue Origin acreditava que perderia o seu lançador, mas o foguete pousou sem problemas após ter tocado os limites entre a Terra e o espaço.